Renovação do visto de turismo para os EUA pode passar a ser automática

Renovar o visto de turismo para os Estados Unidos deve ficar mais simples para parte de brasileiros a partir deste ano, segundo o Consulado dos EUA em São Paulo.

De acordo com o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub, ao jornal Correio do Estado, os brasileiros que tiraram os vistos de turismo e negócios (B1/B2) para ingressar nos Estados Unidos com validade de 10 anos poderão fazer a renovação automática, sem a necessidade de se deslocar ao consulado para a realização de entrevista.

O objetivo, segundo o Cônsul, é simplificar e tornar o processo ainda mais prático. “O turista precisará preencher um formulário e, se não houver nenhuma restrição, ficará dispensado da entrevista”, explicou.

A praticidade será dos dois lados, uma vez que o consulado de São Paulo, só no ano passado, emitiu 275 mil vistos de viagem para os Estados Unidos. “Somos o quarto consulado norte-americano do planeta em demanda”, revelou o cônsul. O órgão ainda não informou sobre possível data para a mudança do processo.

Para renovar o visto de não-migrante, os trâmites são parecidos com os de quem está solicitando o visto pela primeira vez, mas com a isenção de entrevista no consulado. É preciso preencher formulário DS-160, pagar todas as taxas e entregar documentação solicitada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Ainda, com o intuito de aproximar ainda mais a relação com o Brasil, em visita ao Mato Grosso do Sul, o cônsul disse ainda que “da mesma forma que o brasileiro cada vez mais se interessa em conhecer mais lugares dos Estados Unidos, também é interessante para o norte-americano conhecer as atrações brasileiras no Mato Grosso do Sul, como Bonito e o Pantanal”.

Consulado em SP dá apoio a interessados em intercâmbio

Dentro do programa American Corner, mantido pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, existe o EducationUSA, que auxilia pessoas que desejam estudar fora a realizar o processo. Pelo programa, os estudantes se inscrevem e recebem apoio para realizar o processo para estudar em cursos de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos.

O post Renovação do visto de turismo para os EUA pode passar a ser automática apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News