Trump volta a cogitar proibição temporária de voos do Brasil aos EUA pela pandemia

Trump na Casa Branca em 28 de abril. Foto: Carlos Barria\Reuters.

O presidente Donald Trump voltou a cogitar a proibição temporária de voos do Brasil para os Estados Unidos. Em fala na terça-feira, 19, na Casa Branca, Trump disse que está considerando fortemente a possibilidade tendo em vista o aumento de casos e mortes no Brasil.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país no mundo com mais casos de Covid-19, com 271.855 casos e 17.983 mortes até a manhã desta quarta-feira, 20.

Impor uma proibição de entrada nos EUA de viajantes oriundos do Brasil, que tem o terceiro maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus do mundo, não é novidade, tendo em vista que o presidente já mencionou isso pelo menos duas outras vezes.

“Estamos considerando isso”, disse a jornalistas na Casa Branca, conforme a agência Reuters.

“Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores … O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”, acrescentou Trump, um dos poucos aliados do presidente Jair Bolsonaro na comunidade internacional.

Possibilidade fortemente considerada

Na primeira ocasião em que Trump falou sobre banir voos do Brasil foi em 28 de abril, quando ele disse que acompanhava “de perto” o que chamou de “surto sério” do novo coronavírus no Brasil.

Trump cita ‘grande surto’ de coronavírus no Brasil e volta a falar em suspensão de voos

“O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”, disse Trump, naquela ocasião.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, estava na reunião com Trump em abril e disse que ainda não via necessidade de suspender de vez os voos de Miami e Fort Lauderdale ao Brasil. Porém, o presidente insistiu: “Se precisar [interromper voos], nos avise“.

No dia seguinte, porém, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que queria retomar as viagens aéreas entre Brasil e Estados Unidos – que estão reduzidas – para “recuperar a economia”.

Três países com casos no mundo

Atualmente, o Brasil é o terceiro país no mundo com mais casos de Covid-19, com 271.855 casos e 17.983 mortes. Os Estados Unidos ocupam a primeira posição no ranking de casos, com 1.520.029 registrados, segundo a Universidade Johns Hopkins, seguido pela Rússia, com 308.705 casos.

No mundo, os casos de infectados estão próximos de 5 milhões de pessoas, com 323.855 mortes e quase dois milhões de pessoas curadas.

Trump suspende emissão de green cards e de alguns vistos por 60 dias

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Trump volta a cogitar proibição temporária de voos do Brasil aos EUA pela pandemia apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News