Califórnia exige que Trump mostre imposto de renda em eleições primárias

Foto10 Donald Trump Califórnia exige que Trump mostre imposto de renda em eleições primárias
Somente dois candidatos presidenciais se recusaram a apresentar as declarações do imposto de renda: Presidente Ford em 1976 e Presidente Trump em 2016

A Proposta nº 27 determina que os candidatos presidenciais no estado apresentem as declarações do imposto de renda dos últimos 5 anos

Em 2020, o Presidente Donald Trump será inelegível nas eleições primárias na Califórnia ao menos que ele apresente sua declaração do imposto de renda. A exigência faz parte de uma lei estadual que entrou em vigor na terça-feira (30) e tende a provocar uma batalha judicial, entretanto, também poderá encorajar outros estados a adotarem regras não convencionais para os candidatos a presidente.

A lei, assinada pelo Governador Gavin Newsom logo após a votação acirrada no início de julho, exige que todos os candidatos ao cargo de presidente dos EUA apresente as declarações do imposto de renda dos últimos 5 anos. Eles deverão fazê-lo até o final de novembro para garantir um lugar nas eleições primárias na Califórnia, que ocorrem em março. O Comitê Estadual Eleitoral postará os documentos online, embora algumas informações privadas sejam editadas.

“Como uma das maiores economias no mundo e lar de 1 entre 9 estadunidenses elegíveis para votar, a Califórnia tem a responsabilidade especial de exigir essa informação dos candidatos presidenciais e do governo”, disse Newsom. “Estes são tempos extraordinários e os estados têm a obrigação legal e moral  de fazerem tudo em seu poder para garantir que os líderes que buscam cargos altos no governo cumpram os padrões mínimos e restaurar a confiança do público. A exigência dessa lei exporá conflitos de interesse, benefício próprio ou a influência de grupos domésticos e estrangeiros”.

Trump, que não foi citado na lei, mas é certamente a inspiração, tende a reagir.

“A Constituição é clara no que diz respeito às qualificações de alguém que atue como presidente e determina que os estados não podem adicionar exigências extras por conta própria”, disse Tim Murtaugh, diretor de comunicações da campanha de reeleição do Presidente. “A lei também viola o direito de associação da 1ª Emenda, uma vez que a Califórnia não pode dizer aos partidos políticos que candidatos os membros deles podem ou não podem votar nas eleições primárias”.

“Parem de cutucar o urso”, disse o líder da minoria no Senado, Shannon Grove (R-Bakersfield).

“Nós não estamos cutucando o urso”, rebateu o redator da Proposta do Senado 27, Mike McGuire (D-Healdsburg). “Nós estamos fazendo o que é certo”.

O acesso pelo público e imprensa do imposto de renda de um candidato tem sido a base da política presidencial há mais de 4 décadas. Depois de uma briga em 1973 provocada por uma dedução do Presidente Nixon, a prática de divulgar as informações fiscais tornou-se basicamente rotina. Nos anos seguintes, somente dois candidatos presidenciais se recusaram a fazê-lo: O Presidente Ford em 1976 e Trump em 2016.

Fonte: Brazilian Voice