Carnaval do Rio tem estreia de megabloco com Lexa e 40 desfiles

A dois finais de semana do Carnaval oficial, 40 desfiles movimentaram diversas regiões do Rio de Janeiro, na celebração democrática que saúda o público dois anos após a pandemia. No sábado, o bloco Desliga da Justiça apresentou o tema “Descobri que te amo demais”, no qual celebrou a vida e o retorno da folia no pós-pandemia (em coincidência com aniversário de Zeca Pagodinho, autor do verso).

Divulgação/Riotur/Fernando Maia

Cantora Lexa abriu a programação de megablocos

Cantora Lexa abriu a programação de megablocos

O Imprensa que eu Gamo foi outro destaque do dia, e manteve a tradição de levar milhares de pessoas – grande parte jornalistas – às ruas de Laranjeiras. O dia também teve Carnaeco, bloco que enfatiza a atenção climática, e apresentou a sua festa sustentável na orla da Barra da Tijuca ao som de pagode, samba, MPB e sertanejo.

Já o domingo era aguardado com expectativa pela estreia da cantora Lexa, que abriu a programação oficial de megablocos no centro do Rio com um desfile que pregava o amor livre. Mais de 50 mil pessoas estiveram presentes.

Este é o primeiro dos sete megablocos que desfilarão pelas ruas do centro até o fim do mês, um recorde no Carnaval do Rio. Integram o circuito oficial da Prefeitura os blocos Chora Me Liga, o Carrossel de Emoções, o Cordão da Bola Preta, o Fervo da Lud, o Bloco da Anitta, e o Monobloco.

O domingo teve a animação de muitos outros blocos autorizados pela Prefeitura. O Bloco Vira Lata mostrou toda a energia inspirada nos trios elétricos do Carnaval de Salvador para os foliões de São Conrado. Com o tema “Amor” em seu estandarte, o Bloco Me Esquece também arrastou foliões pela Rua Jardim Botânico no início da manhã, em clima familiar e festivo. Ao som do axé da Banda Babado Novo, o Bloco Chá da Alice apresentou figurinos coloridos e personagens como a Rainha de Copas e o Chapeleiro Louco e atraiu, segundo estimativa dos organizadores, um público de 6 mil foliões à Praça Tiradentes, no Centro da cidade. E o Mini Seres do Mar também divertiu o seu público mirim e encantou as famílias na Rua General Glicério com um carnaval lúdico, ao som de clássicos do cancioneiro infantil e da MPB, com sanfonas, violinos, sopros alfaias e zabumbas mágicas.

Organizado pela Riotur, o Carnaval de Rua do Rio tem a estimativa de atrair cinco milhões de pessoas para os desfiles deste ano. Na organização, há oito postos médicos fixos à disposição do público e 220 ambulâncias. Há 34 mil estações sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% exclusivos para pessoas com deficiência (PCDs). E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb disponibilizou 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Fonte: PANROTAS