Cartões de crédito, hipotecas e empregos: como o último aumento de juros do Fed afetará você

O Federal Reserve está trabalhando duro para desacelerar a inflação, então elevou as taxas de juros. Novamente. Na reunião de julho do Fed, o comitê votou por unanimidade para aumentar as taxas de juros em três quartos de ponto, de acordo com um comunicado à imprensa de 27 de julho. O Fed creditou à alta inflação, aos preços mais altos de alimentos e energia e à guerra russo-ucraniana como fatores que influenciaram sua decisão. Este é o segundo aumento da taxa de três quartos por ponto consecutivo após a reunião do Fed em junho.

Especialistas anteciparam o último aumento, mas ainda terá impactos na economia, principalmente para os consumidores. Aqui está o que você precisa saber. 

Cartão de crédito

As taxas de curto prazo serão as primeiras a sentir o aumento. Isso inclui taxas de juros de cartão de crédito e pagamentos.

Espera-se que as taxas de cartão de crédito subam no mesmo valor que a taxa definida pelo Fed. Com o aumento de 75 pontos base, os usuários de cartão de crédito podem esperar pagar mais $4.8 bilhões este ano apenas com juros, de acordo com uma análise do WalletHub. Considerando os aumentos de março, maio, junho e julho, os usuários pagarão de $12.9 bilhões a $14.5 bilhões a mais em 2022 do que pagariam de outra forma, mostra a análise. A melhor maneira de antecipar pagamentos dolorosos? Evite ter que pagar juros em tudo. Especialistas estão alertando os usuários de cartão de crédito para serem cuidadosos com seus gastos e manterem os pagamentos em dia o máximo possível para evitar taxas pesadas.

“Dica: se você tem dívidas no cartão de crédito, pague. Se você ainda tem uma daquelas ofertas de taxa de cartão de crédito de zero por cento? Pegue! Porque a guerra do Fed contra a inflação está aumentando seus pagamentos mensais”, disse Jennifer Westhoven, âncora da CNN, em um tuíte. As taxas de hipoteca parecem sombrias. Há boas e más notícias quando se trata do mercado imobiliário. A boa notícia: o mercado imobiliário já se ajustou antes do aumento oficial da taxa, então as taxas de hipoteca provavelmente não sofrerão grandes aumentos. A má notícia: as taxas de hipoteca já estão altas e provavelmente continuarão assim.

À medida que as taxas de hipoteca aumentaram, as vendas de imóveis caíram e os preços das casas desaceleraram, mostram dados recentes. Isso pode ser indicativo de uma mudança maior na indústria e na economia como um todo, disse Joel Prakken, economista-chefe dos EUA da IHS Markit Experts, à McClatchy News. “Isso pode fazer parte do ajuste do balanço das famílias”, disse Prakken. À medida que as famílias se ajustam, os vendedores e os empregados do setor imobiliário podem sentir pressão.

“As taxas de hipoteca mais altas claramente já desaceleraram a demanda por moradia. Isso torna mais difícil vender uma casa se você estiver pensando em fazê-lo”, disse Prakken. “Isso prejudica a renda de qualquer pessoa que esteja nesse empreendimento, agentes imobiliários, corretores e assim por diante.” A desaceleração nas vendas de moradias já permeou o setor até o número de casas iniciadas e a quantidade de construção necessária para atender à demanda, sobrecarregando a força de trabalho em indústrias como a construção, disse Prakken. 

O desemprego pode crescer 

O aumento da taxa também pode pressionar o emprego em outras indústrias, dizem os especialistas.

Embora o impacto mais óbvio e imediato do aumento da taxa seja nos empréstimos de curto prazo, também há impactos de longo prazo que virão da tentativa do Fed de desacelerar a atividade econômica. Alguns especialistas sugerem que o mercado de trabalho vai se suavizar à medida que as famílias e as empresas são restringidas por taxas mais altas. Este seria o impacto mais prejudicial do aumento da taxa, disse Josh Bivens, diretor de pesquisa do Instituto de Política Econômica, ao McClatchy News. “Algumas pessoas perderão empregos, outras perderão horas de trabalho e milhões acharão mais difícil arrancar aumentos salariais de seus empregadores”, disse Bivens.

Fonte: AcheiUSA