Com o fim do título 42, imigrantes ilegais formam filas na fronteira do México e EUA

Mil e quinhentos soldados americanos estão a caminho da fronteira com o México, no estado do Texas. A expectativa do fim de uma lei rigorosa contra imigrantes ilegais está aumentando o movimento naquela área. O Texas, por onde a maioria dos imigrantes sem documentos entra nos EUA, criou uma força tática com 10 mil agentes da Guarda Nacional.

Diante das tropas, o governador do Estado, Greg Abbott, do Partido Republicano, afirmou: “Eles vão interceptar e enviar de volta imigrantes que estão tentando entrar ilegalmente”.

O Departamento de Defesa dos EUA também vai enviar 1,5 mil soldados para a fronteira sul por três meses.

A mobilização acontece porque, na quinta-feira (11), deixou de valer uma política chamada Título 42. Com essa, os Estados Unidos podiam expulsar imediatamente imigrantes que entravam de maneira ilegal e que vinham de países onde há risco sanitário.

A regra foi implementada no começo da pandemia, em 2020, pelo então presidente Donald Trump. E como está vinculada à emergência de saúde pública da Covid, nos Estados Unidos, que terminou na quinta-feira (11), ela deixará de valer.

Críticos dizem que a medida usava a pandemia como pretexto para expulsar os imigrantes.

Agora, com a expectativa de que poderão pedir asilo nos Estados Unidos novamente, imigrantes chegam em grande número a cidades mexicanas. Famílias, com crianças pequenas, aguardam uma chance pelas ruas e por abrigos ao longo da fronteira.

O presidente do México afirmou que traficantes de pessoas estão se aproveitando da situação. “Não se arrisquem. Cuidado para não serem enganados por coiotes”, alertou.

Autoridades americanas estimam que, com o fim da medida de emergência, mais de 12 mil pessoas podem tentar entrar ilegalmente nos EUA todos os dias. Quase o dobro do número atual de travessias.

Três cidades do Texas na fronteira declararam emergência: Brownsville, Laredo e El Paso.

O presidente Joe Biden tem implementado medidas tão duras quanto as do governo de Donald Trump para desencorajar as travessias, incluindo o aumento de deportações. E agora a Casa Branca finaliza uma regulação para dificultar a entrada de quase todos que buscam asilo.

Uma das medidas que a Casa Branca estuda é obrigar os imigrantes a pedirem asilo antes de tentarem cruzar a fronteira. Por isso, o diretor do Laboratório de Imigração da American University, Ernesto Castañeda, explica que o fim do Título 42 não é sinônimo de fronteiras abertas.

“Não significa que será fácil para os latino-americanos entrarem nos EUA. As pessoas não poderão pedir asilo em território americano. Então, de certa maneira, o Título 42 continua”, explica.

 

Fonte: Brazilian Press