Como é voar com a Thai Smile, companhia low cost da Thai Airways

Avião A320-200

Classe Econômica

Poltrona 41H

Data 26/12/2018

Partida 17:34

Chegada 18:44

Duração 1:10

Fundada em 2011, a Thai Smile é uma companhia low cost regional tailandesa, subsidiária da prestigiada Thai Airways. Afiliada à Star Alliance, ela voa para 13 destinos na Tailândia e outros 19 no Camboja, China, Índia, Laos, Malásia e Mianmar. O nome da companhia foi escolhido em um concurso com mais de 2.200 sugestões, e não por acaso combina com a Tailândia, um país conhecido por ser “a terra dos sorrisos”. Mas será que há motivos para sorrir ao embarcar com a Thai Smile? Confira em mais uma avaliação exclusiva do Melhores Destinos!

Resumo do review
Thai Smile WE 165
Chiang Mai (CNX) – Bangkok (BKK)
Aeronave: Airbus A320-200
Pontos positivos: atendimento e serviço de bordo
Pontos a melhorar: entretenimento e programa de fidelidade

Como é voar com a Thai Smile

Por Wendell Oliveira

Compra

Sabe aquela vontade de chegar no aeroporto, comprar uma passagem e embarcar na hora? Nunca tive! Até porque não estamos mais em 1990. Com o advento da internet e a criação do Melhores Destinos (obrigado, Leo!), ficou bem mais fácil e barato planejar uma viagem. Boas ofertas surgem a todo instante, você pode até se dar ao luxo de receber promoções pelo WhatsApp e esperar a hora certa para comprar passagens aéreas.

Mas quando um amigo te liga desesperado às 15h, dizendo que é uma emergência e precisa de você às 20h, não tem para onde correr. Principalmente quando vocês estão a 700 km de distância — ele em Bangkok, eu em Chiang Mai, no norte da Tailândia. Como qualquer millenial habituado a comprar passagens online, pesquisei e descobri que havia um voo saindo às 17h25 e chegando às 18h40. Perfeito! Mas… quem disse que eu conseguia comprar? Tentei de tudo, mas os sites da companhias simplesmente me redirecionavam para outros voos, em horários distintos. Não tinha jeito. Era hora de correr para o aeroporto e tentar a estranha experiência de comprar por lá mesmo.

balcao thai smile

Onde é que clica para comprar? 🤔

O trânsito não ajudou muito, acabei chegando pouco depois das 16h no simpático Aeroporto Internacional de Chiang Mai. De acordo com minhas pesquisas, somente a Thai Smile e a Bangkok Airways tinham voos compatíveis com meus horários. Com o relógio correndo depressa, ironicamente não foi o preço que definiu minha decisão, mas sim a fila: o guichê da Thai Smile estava vazio. Para quem está acostumado a comparar valores e avaliações pela internet, ter que escolher a companhia de acordo com o número de pessoas na sua frente é uma mudança e tanto.

“- Moça, me vê uma passagem para Bangkok no próximo voo, urgente!”. Felizmente o processo foi mais rápido do que eu imaginava, e em 3 minutos eu já tinha a passagem em mãos. O custo foi de 3.700 baht (~U$115), uma pequena fortuna para os padrões tailandeses, mas razoável para as condições presentes. Normalmente, fora de temporada e com alguma antecedência, é possível encontrar passagens para o mesmo trecho no faixa dos U$25.

Check-in

O universo parecia conspirar a meu favor: não havia ninguém na fila do check-in. Também não tinha bagagem comigo, embora eu tivesse direito a despachar até 20 kg, além de 7 kg de mala de mão. Mais uma vez a agilidade da equipe de solo foi providencial e às 16h45 eu já havia passado por todos os trâmites de segurança, pronto para embarcar com o cartão em mãos.

cartao embarque thai smile

Cartão de embarque da Thai Smile

Viajar com o tempo corrido é uma experiência que não desejo a ninguém. Cada minuto conta, aviação não é ciência exata (tá certo isso, Lito?) e imprevistos acontecem. O horário de embarque previsto era às 16h55, mas os cinco minutos de atraso pareceram uma eternidade. Felizmente às 17h em ponto eu entrava apressadamente no finger, não sem antes procurar uma brecha para registrar o charmoso A320-200 da Thai Smile.

aeronave thai smile

Cabine

A aeronave na tradicional configuração 3×3 estava em boas condições, limpa e bem iluminada, com assentos confortáveis e em cores sóbrias. A prestativa tripulação cumprimentava todos os passageiros com o tradicional wai, saudação tipicamente tailandesa com as mãos unidas na altura do peito.

interior cabine thai smile

A escolha do assento durante o check-in foi aleatória e recebi o número 41H, que prontamente julguei ser no final do corredor. Porém, para minha surpresa a numeração dos assentos na Thai Smile começa pelo número 31. Não me pergunte o porquê. Sério, não tem explicação. O fato é que fui colocado no confortável assento próximo à saída de emergência sobre as asas. Nada mal.

Evidentemente meu espaço era maior do que os outros assentos, mas deu para notar que os demais passageiros não sofriam com nenhum problema do tipo.

A partida estava prevista para às 17h25, e às 17h24 a porta foi fechada e a aeronave começou a taxiar. Embora a decolagem só tenha ocorrido efetivamente às 17h34, fiquei mais tranquilo e ciente de que, salvo algum imprevisto, chegaríamos a tempo em Bangkok.

Entretenimento

Para um voo de 1h15 de duração, não esperava por nenhum tipo de entretenimento.

Mas a Thai Smile oferece algumas opções: além da revista da companhia e um catálogo de produtos, há também telinhas embutidas no teto passando programas de comédia.

Quem já pesquisou por “propaganda tailandesa” no Youtube sabe o quão especialista é o país na hora de produzir peças publicitárias eficazes e emocionantes. Se estiver a fim de aquecer o coração, assista ao vídeo apresentado a bordo sobre a parceria entre a Thai Smile e a Cruz Vermelha:

Serviço de bordo

Não há nenhum kit de amenidades distribuído a bordo, mas o serviço de refeições surpreendeu, considerando a curta duração do voo.

Poucos minutos após a decolagem as comissárias passaram distribuindo uma ecobag especial de natal, em parceria com a After you, uma rede de cafés tailandesa famosa por suas sobremesas. Dentro, um delicioso bolinho amanteigado de Nutella, talheres, guardanapo e uma garrafa de água, além de uma carta desejando Feliz Natal & Próspero Ano Novo. Um mimo muito bem-vindo.

Como se não bastasse isso, logo após o carrinho passou novamente, dessa vez trazendo bebidas: água, café, chá, suco de tangerina (erroneamente anunciado como “suco de laranja”) e refrigerantes (Coca-Cola e Sprite). Melhor do que o esperado!

Comissários e equipe de solo

Os funcionários da Thai Smile merecem nota máxima, por diversas razões. A começar pelo sorriso sempre presente no rosto, que é literalmente a marca da companhia. Não que eu espere que os funcionários da Gol façam embaixadinhas ou os da Passaredo façam piu-piu, mas você certamente entendeu o meu raciocínio.

A rapidez e o senso de urgência que tiveram ao notar minha pressa na compra da passagem e no check-in foi de uma empatia ímpar. Bastava um atraso simples, uma pequena má-vontade ou “sistema fora do ar” para botar tudo a perder. E isso não aconteceu.

As comissárias também fizeram um trabalho exemplar a bordo, mesmo em um voo tão curto. Só tenho elogios.

Programa de fidelidade

A Thai Smile é afiliada à Star Alliance, assim como a Thai Airways, possibilitando em tese o acúmulo e resgate de milhas nas outras companhias membros da aliança, embora poucas informações sejam encontradas no site.

O foco parece estar no Royal Orchid Plus, programa de milhagem da Thai Airways. Desde 01 de outubro de 2018 é possível acumular pontos de forma igual, voando em ambas as companhias. Quem se inscreve no programa pelo site da Thai Airways ganha 2.500 pontos já no primeiro voo, o que é um bom começo.

Vale mencionar que mesmo para voos com menos de 500 milhas percorridas, pontua-se no mínimo 500 pontos. Entretanto, as tarifas nas classes mais baratas são inelegíveis para pontuar.

Conclusão

Exatamente às 18h44 o A320-200 da Thai Smile tocava suavemente a pista de pouso, deixando para trás um mar de preocupações que eu carregava comigo. Estava dentro do horário e tudo parecia dar certo.

No geral, o saldo do voo foi muito positivo. Olhando por todas as variáveis que me submeti antes de embarcar — logísticas, comerciais e até físicas! —, é de se admirar que tudo tenha ocorrido tão bem. Mérito de toda uma estrutura bem montada, com funcionários pró-ativos, bem treinados e atentos às necessidades do clientes. Não só recomendo, mas também voltaria a voar com a Thai Smile sem sobra de dúvidas!

Tive que correr um pouco no gigantesco aeroporto de Bangkok, é verdade. Para fugir do trânsito caótico da cidade, peguei trajetos de metrô e até dividi um tuk-tuk com desconhecidos, finalmente chegando ao meu compromisso na hora marcada. Ufa!

tuk tuk bangkok


Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected]

Nota final

Embarque 9,0

Assento 8,0

Entretenimento 7,5

Amenidades 9,0

Equipe 10

Fidelidade 7,0

Fonte: Melhores Destinos