Consulado do Brasil responde às perguntas frequentes sobre o coronavírus

Consulado Geral do Brasil em NY 2 Consulado do Brasil responde às perguntas frequentes sobre o coronavírus
O Consulado-Geral tem contado com o apoio de uma dedicada rede de parceiros comunitários nos Estados de Nova York, New Jersey e Pensilvânia

O Consulado-Geral do Brasil em Nova York interrompeu, temporariamente, o atendimento presencial ou por correio

O Consulado Geral do Brasil em Nova York respondeu em seu website diversas perguntas frequentes relacionadas à pandemia de coronavírus que assola os EUA.

. Como posso deixar os EUA e retornar ao Brasil? 

Há voos regulares partindo dos Estados Unidos com destino ao Brasil. O Consulado-Geral tem realizado atualização frequente de boletim informativo sobre voos. O documento pode ser acessado em nosso website: http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/cancelamentos_de_voos.xml.


. Tenho passagem aérea, porém meu voo foi cancelado. O que devo fazer? 

O Consulado-Geral recomenda que passageiros cujos voos tenham sido cancelados entrem em contato com a companhia aérea responsável, para realizar a remarcação do bilhete. Em caso de necessidade urgente de retorno ao Brasil, sugere-se adquirir passagem com outras empresas. Orientamos confirmar diretamente junto à empresa as políticas de embarque de animais domésticos, custo e limite de franquia de bagagem, além de outras informações de interesse particular. Os canais de atendimento aos passageiros das principais companhias aéreas encontram-se no boletim informativo sobre voos publicado no website do ConsuladoGeral: http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/cancelamentos_de_voos.xml.

. Haverá voo gratuito de repatriação para o Brasil? 

De acordo com as informações de que dispõe o Consulado-Geral, não há previsão de voo especial de repatriação. Somente nos países onde não há a possibilidade de voos, estão sendo consideradas outras opções extraordinárias, como fretamento de aeronaves. Esse não é o caso dos Estados Unidos, onde ainda existem voos disponíveis para o Brasil.
Recomendamos consulta ao boletim informativo sobre voos publicado no website do Consulado-Geral: http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/cancelamentos_de_voos.xml. Se você ainda tiver dificuldades de obter voos para o Brasil, mesmo após examinar as opções de rotas disponíveis, preencha o formulário no link abaixo, com seus dados pessoais e de contato, além de outras informações relevantes: http://bit.ly/emergenciaconsularBR
Os dados reunidos serão utilizados na busca de soluções para os brasileiros atualmente impedidos de retornar ao Brasil. Também está disponível o seguinte número de telefone para assistência aos brasileiros que se encontrem nos Estados Unidos: + 55 (61) 9826 00 610.

. Meu prazo de permanência nos EUA vencerá em breve. O que devo fazer? 

É possível conhecer o prazo de permanência nos Estados Unidos gratuitamente, por meio da versão eletrônica do Formulário I-94: https://i94.cbp.dhs.gov. Viajantes impossibilitados de retornar ao Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus podem solicitar a extensão de seus prazos de permanência nos EUA através da página do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS): https://www.uscis.gov/visit-united-states/extend-your-stay.
Segundo o USCIS, essa medida só pode ser tomada por aqueles que estão no território dos EUA. As solicitações serão analisadas caso a caso pelas autoridades norte americanas.


. Não consigo comprar alimentos. O que devo fazer?

O Consulado-Geral tem contado com o apoio de uma dedicada rede de parceiros comunitários nos Estados de Nova York, New Jersey e Pensilvânia. Esses parceiros têm realizado campanhas de doação e distribuição de alimentos, entre outras iniciativas em benefício da comunidade brasileira. Entre em contato com o Consulado-Geral pelo e-mail: [email protected] e informe em qual cidade e estado se encontra.

. Não consigo pagar meu aluguel. O que devo fazer? 

Por ordem dos governos dos estados de Nova York, New Jersey e Pensilvânia, está proibido qualquer tipo de despejo (“eviction”). O Consulado-Geral orienta contato com as autoridades locais através de ligação gratuita para o telefone 311, em caso de ameaça ou cobrança do proprietário do imóvel (“landlord”). Se a sua cidade não tiver o número de telefone 311 ativo, contate diretamente os órgãos municipais.

. Como posso receber dinheiro de familiares e amigos no Brasil? 

Diversos serviços bancários de transferência de dinheiro do Brasil para os Estados Unidos e vice-versa continuam em operação. Esses serviços podem ser acionados por meio de suas páginas eletrônicas na Internet, bem como por meio de aplicativos para telefone celular.

. Quanto tempo vai durar a quarentena? Posso sair de casa? 

A duração e as restrições da quarentena nos Estados Unidos são decisões soberanas de cada Estado. Por esse motivo, os estados de Nova York, New Jersey e Pensilvânia decretaram prazos e regimes diferenciados. O Consulado-Geral orienta a comunidade brasileira a acessar os websites dos governos locais, para verificar a duração e as atividades restritas durante a quarentena: Nova York: coronavirus.health.ny.gov – New Jersey: covid19.nj.gov – Pensilvânia: health.pa.gov/topics/disease/coronavirus/Pages/Coronavirus.aspx

. O Consulado continua realizando atendimento ao público? 

O Consulado-Geral tem funcionado, desde o dia 23 de março, exclusivamente em regime de plantão consular. Essa medida decorre das determinações do Governo do Estado de Nova York e da necessidade de prevenir e resguardar a saúde dos consulentes e de nossa equipe.
Durante esse período, o Consulado-Geral interrompeu, temporariamente, o atendimento presencial ou por correio. São atendidos somente os seguintes casos de comprovada emergência e necessidade:

. Falecimento;
. Hospitalização;
. Risco à integridade física;
. Emissão emergencial de documento de viagem para fins de retorno imediato ao Brasil, mediante comprovação de passagem aérea em nome do solicitante do serviço.

O contato para receber atendimento e um dos casos listados acima deve ser feito através dos seguintes canais: E-mail: [email protected] – Telefones: +1 646 403-2676 ou +1 917 943-7155

. O serviço de que preciso não é prestado durante o plantão. O que devo fazer? 

O Consulado-Geral interrompeu, temporariamente, o atendimento presencial ou por correio. São atendidos somente casos de comprovada emergência e necessidade que envolvam falecimento, hospitalização, risco à integridade física ou emissão emergencial de documento de viagem para fins de retorno imediato ao Brasil, mediante comprovação de passagem aérea em nome do solicitante do serviço.

Os demais serviços consulares serão prestados quando o Consulado-Geral restabelecer o expediente regular. Quando as autoridades locais autorizarem a reabertura de nossas atividades, publicaremos informes à comunidade brasileira. Acompanhe informações atualizadas sobre o funcionamento do Consulado-Geral durante a pandemia em nosso website e mídias digitais: Website: http://novayork.itamaraty.gov.br – Mídias digitais (Facebook, Instagram e Twitter): @consuladobrnyc

Fonte: Brazilian Voice