Crise imigratória no governo Joe Biden será ainda pior em 2023. Saiba por quê

Em algum momento do próximo ano, o Departamento de Segurança Interna finalmente será forçado a parar de usar o Título 42 para impedir que alguns imigrantes entrem ilegalmente nos Estados Unidos. Quando isso acontecer, garantirá que o terceiro ano da presidência de Biden seja o pior ano de todos os tempos para a imigração ilegal.

Em 2017, apenas 300.000 imigrantes foram presos por cruzar ilegalmente a fronteira sul. Mas depois que o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador foi eleito com a plataforma de garantir aos imigrantes de todo o mundo uma passagem segura para a fronteira dos Estados Unidos, esse número saltou para quase 900.000. Graças ao programa subsequente “Permanecer no México” do ex-presidente Donald Trump, que forçou os requerentes de asilo a esperar fora dos EUA enquanto suas reivindicações estavam pendentes, as prisões por entrada ilegal caíram para pouco mais de 300.000 no ano seguinte.

Entenda porque Biden está perdendo o controle

Em suma, os incentivos importavam. Milhões de requerentes de asilo em potencial não tinham interesse em cruzar a fronteira e fazer suas reivindicações falsas, a menos que isso significasse que seriam soltos dentro dos EUA. Mas o presidente Joe Biden revogou o bem-sucedido programa Permanecer no México de Trump no primeiro dia de sua presidência. Ele também acrescentou novas brechas enormes à aplicação do Título 42 e acabou com as deportações para todos, exceto para os imigrantes ilegais criminosos mais violentos.

Os números de borda resultantes falam por si. No primeiro ano completo de Biden no cargo, um recorde na época de 2,1 milhões de imigrantes ilegais foi preso ao cruzar a fronteira sul, a maioria deles liberado nos EUA. Este ano, se as tendências atuais continuarem até o final de janeiro, um novo recorde- 2,6 milhões de imigrantes ilegais terão sido presos cruzando a fronteira sul no segundo ano de Biden. A maioria deles foi lançada nos Estados Unidos

O próprio DHS de Biden estima que, quando a aplicação da fronteira do Título 42 for totalmente encerrada, as prisões por entrada ilegal dobrarão de cerca de 5.000 por dia para cerca de 10.000 por dia. Isso significaria que cerca de 5 milhões de imigrantes ilegais serão presos por cruzar a fronteira sul em 2023. Novamente, para referência, houve apenas 300.000 prisões desse tipo no primeiro e no último ano de Trump no cargo.

E com o Título 42 completamente abandonado, isso significa que quase todos os 5 milhões de imigrantes presos serão liberados nos EUA para irem aonde quiserem e fazerem o que quiserem até que seus pedidos de asilo sejam finalmente julgados (a maioria rejeitados) daqui a alguns anos. Mesmo assim, se Biden ou algum outro democrata for presidente, nenhum esforço será feito para deportá-los, mesmo que percam seus pedidos de asilo – como acontecerá com a grande maioria deles.

De sua parte, Biden parece completamente desinteressado na quantidade recorde de mortes e destruição que está causando. Questionado sobre por que não tinha planos de visitar a fronteira em uma recente viagem ao Arizona, Biden respondeu: “Há coisas mais importantes acontecendo”.

A vice-presidente Kamala Harris também não está interessada na crise. Questionada esta semana sobre o que Harris havia realizado em sua tarefa de reduzir as “causas profundas” da imigração nos países da América Central, a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre respondeu: “Não tenho nada para expor especificamente sobre como é esse trabalho. .” Sem brincadeiras. As temperaturas estão caindo abaixo de zero todas as noites em El Paso, Texas, enquanto dezenas de milhares de imigrantes acampam na fronteira com o México antes de entrar nos EUA. Muitos sofrem de queimaduras de frio e alguns até morrem de frio. A menos que Biden reverta o curso, o desastre humanitário que ele está causando só vai piorar.

Fonte: Brazilian Press