Democratas da Câmara da FL exigem do governador ordem de estadia em casa e uso de máscaras

Foto: Florida National Guard.

Quase toda a delegação do Congresso Democrata da Flórida está pedindo ordens de permanência em casa e do uso de máscara em todo o estado, já que o número de mortes por coronavírus do estado bate recordes. Nesta sexta-feira, 17, o Departamento de Saúde informa 315,661 casos confirmados desde o início da pandemia, tendo adicionado 13,837 novos casos nas últimas 24 horas, e 4,677 mortes, 156 nas últimas 24 horas. 

Em uma carta enviada ao governador Ron DeSantis nesta sexta-feira, e obtida pelo Miami Herald, 12 dos 13 democratas da Flórida na Câmara dos Deputados pediram ao governador “que finalmente tomasse medidas fortes para retardar a disseminação do novo coronavírus na Flórida”.

“Pedimos que você imponha imediatamente uma ordem de uso de máscara em todo o estado e ordens de permanecer em casa recomendadas pelas autoridades de saúde pública em partes do estado onde o surto está ocorrendo”, diz a carta. “Ao não reabrir nosso estado da maneira segura, inteligente e passo a passo que você prometeu, e ignorando [EUA Centros de Controle e Prevenção de Doenças], nosso estado pode ser forçado a um desligamento econômico geral, seja por seu pedido ou simplesmente porque os habitantes da Flórida e os visitantes não se sentem seguros. ”

A carta é a mais recente – e mais substancial – convocação de autoridades públicas para impor medidas que fechem partes da economia da Flórida para impedir a expansão da COVID-19. O condado de Miami-Dade revogou parte de sua reabertura e implementou um pedido de uso de máscara, mas o prefeito de Miami-Dade, Carlos Gimenez, até agora tem resistido aos pedidos de um pedido de permanência em casa no maior hotspot de coronavírus do estado.

A deputada democrata de Miami, Donna Shalala, ex-secretária de Saúde e Serviços Humanos que foi o primeiro membro do Congresso da Flórida a pedir um segundo pedido de estadia em casa em resposta ao aumento dos índices de casos, redigiu a carta. O representante de Orlando Val Demings, que está na lista de Joe Biden para o vice-presidente, foi o único democrata a não assinar a carta.

Como funcionários federais, os membros do Congresso não têm o poder de emitir ordens do tipo, somente pedir que o governador assim o faça. Somente o governador ou as autoridades locais têm o poder de tomar essa decisão.

DeSantis não indicou que está disposto a realizar outro pedido de estadia em casa. Uma ordem estadual foi emitida em 1º de abril e levantada para a maior parte do estado em 4 de maio, embora os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach continuassem fechados até meados de maio.

“Se continuarmos com a taxa de infecção que atualmente temos na Flórida, nossa economia se contrairá e fechará por conta própria, sujeitando desnecessariamente os habitantes da Flórida a empregos e salários perdidos e mortes e doenças evitáveis”, dizia a carta. “Governador DeSantis, nossa janela de oportunidade está se fechando rapidamente. Por favor, aja antes que seja tarde demais”. Com informações do Miami Herald. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Democratas da Câmara da FL exigem do governador ordem de estadia em casa e uso de máscaras apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News