Deportar 3 milhões de imigrantes foi um “grande erro”, lamenta Biden

Foto30 Joe Biden Deportar 3 milhões de imigrantes foi um “grande erro”, lamenta Biden
“Vi a dor nos olhos de tantas pessoas que viram suas famílias serem deportadas. Eu sei como é perder membros da família. Foi doloroso”, disse Biden

O candidato presidencial democrata relatou que a administração Obama “demorou muito a acertar”

O ex-vice-presidente Joe Biden disse que o governo Obama deportou 3 milhões de imigrantes indocumentados, muitos dos quais não tinham antecedentes criminais, “foi um grande erro”, comentou. “Demoramos muito para acertar”, disse o candidato presidencial democrata, Joe Biden, em uma entrevista na sexta-feira (14) a Jorge Ramos, do canal de TV Univision, em Henderson, Nevada.

Biden disse que o governo não começou a “acertar” em relação à imigração até depois de seu primeiro mandato. O ex-vice-presidente também contestou que o governo deportasse mais pessoas do que qualquer outro governo antes deles, assim como o governo Trump, embora esse fato tenha sido amplamente divulgado desde que ele e Obama deixaram o cargo.

“O ponto é que havia muitos”, ele admitiu. “Vi a dor nos olhos de tantas pessoas que viram suas famílias serem deportadas. Eu sei como é perder membros da família. Foi doloroso”.

Biden elogiou a política de Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA), que o governo Obama colocou em prática em 2012, após anos de extrema pressão de grupos defensores dos direitos dos imigrantes. O DACA permite que jovens imigrantes indocumentados que foram trazidos para os EUA quando crianças solicitem permissões de trabalho de 2 anos e recebam proteção contra deportação.

“Não foi até 2012 que começamos a acertar com o programa DACA e tentamos muito em 2014 expandir isso e seguir na direção certa”, disse Biden.

Ramos perguntou a Biden se ele apresentaria a reforma da imigração legalizando milhões de imigrantes sem documentos imediatamente após assumir o cargo como os senadores Bernie Sanders (I-Vt.) E Elizabeth Warren (D-Mass.).

“Eu já tenho a proposta”, disse Biden, acrescentando que o faria na primeira semana.

Biden, como a maioria dos candidatos nas primárias democratas, disse que cancelaria imediatamente a política “Permanecer no México” implantada durante o governo Trump.

A entrevista, que será transmitida no domingo (23) pela Univision “Al Punto”, acontece uma semana antes dos encontros em Nevada, um debate que é visto por muitos como o primeiro teste de como os candidatos primários democratas são justos com relação às pessoas de cor, principalmente os latinos, que compõem quase 30% da população de Nevada.

Uma pesquisa realizada pelo Las Vegas Review-Journal revelou Biden com 18% de aceitação em Nevada, que realiza seus encontros no sábado (22).

Fonte: Brazilian Voice