DeSantis visita fronteira do Arizona e defende envio de imigrantes à Califórnia

Ron DeSantis responsabiliza a Califórnia ao convidar indocumentados para entrar nos EUA. Foto-Divulgação

Em discurso contundente no Arizona, o governador Ron DeSantis alega que autoridades californianas foram responsáveis ao convidar pessoas a entrar nos EUA com a política de boas-vindas aos indocumentados

Da Redação – Em visita à fronteira do Arizona, na quarta-feira (7), o governador Ron DeSantis defendeu a decisão de seu estado de levar imigrantes da fronteira EUA-México para a Califórnia. Ele alega que as autoridades californianas foram responsáveis ao convidar pessoas a entrar nos EUA com a política de boas-vindas a estranhos.

Com discurso contundente, o governador falou em uma reunião com xerifes perto da fronteira Arizona-México, prometendo controlar a área, tentando mostrar sua força em uma questão icônica para o ex-presidente Donald Trump, seu principal rival para a indicação de 2024.

O governador se reuniu com chefes de todo o país em uma faculdade comunitária na cidade de Sierra Vista, sudeste do Arizona, um enclave conservador que abriga muitos oficiais da Patrulha de Fronteira, localizado próximo à base militar da Flórida, “Fort Huachuca”. 

Para DeSantis, o foco na imigração é uma oportunidade de aumentar sua credibilidade em uma importante busca pelos eleitores republicanos nas primárias. Ele vê uma vantagem política em escolher uma briga de alto escalão com a liberal Califórnia e seu governador democrata, Gavin Newsom – se tornou uma figura antipática para muitos da direita.

É também uma chance para o governador abordar uma questão que tem sido central para o apelo de Trump, que promete construir um muro na fronteira e fazer com que ou o México pague por isso. Ao final de seu governo, o muro não havia sido concluído e os contribuintes americanos estavam sendo pressionados pelos bilhões de dólares que economizaram.

Esta não é a primeira vez que DeSantis freta aviões para transportar imigrantes pelo país. No outono passado, ele enviou 49 venezuelanos à Flórida para a luxuosa ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts.

A Califórnia foi declarada um “santuário” para imigrantes depois que Trump foi eleito presidente, estendendo as proteções às pessoas que vivem no país ilegalmente e permitindo que solicitem alguns benefícios do estado. DeSantis diz que essas políticas servem como meta para as pessoas que buscam uma vida melhor e dificultam o combate à imigração ilegal.

Fonte: Nossa Gente