Disney surpreende positivamente brasileiros durante a pandemia

Gleysbon Rodrigues, influenciador digital. Imagem: arquivo pessoal.

O ano de 2020 tem se mostrado desafiador em diversos âmbitos, principalmente profissionais e pessoais, por causa da pandemia do novo coronavírus. A forma de trabalho mudou, assim como os momentos de lazer também foram afetados de forma inesperada.

E uma das diversões mais buscadas na Flórida – os parques temáticos -apresentam agora certos obstáculos e propostas diferentes de apreciação. Mesmo assim, brasileiros que são influenciadores digitais e frequentadores assíduos, visitaram os parques após a reabertura, e concordaram que as empresas de entretenimento estão fazendo de tudo para que os visitantes se sintam, e realmente estejam, seguros.

Mudanças na visitação

Os mais conhecidos parques temáticos se mantiveram fechados por mais de 100 dias, desde quando os alertas começaram em março referentes à Covid-19, mas reabriram entre o final de junho e início de julho. Alguns brasileiros moradores de Orlando arriscaram visitar os complexos para presenciar as novas mudanças nos sistemas de entretenimento e relataram suas experiências ao Gazeta News.

“Me senti segura”

Aline Menegat da página @falandodeorlando. Imagem: arquivo pessoal.

A influenciadora Aline Menegat da página @falandodeorlando no Instagram contou que sua maior preocupação antes de decidir voltar a frequentar os parques era se estaria realmente feliz fazendo aquilo. Nos concedendo a entrevista de dentro de um dos parques da Disney, ela relembra como tomou a decisão:

“Para mim não faz sentido estar aqui se eu estivesse preocupada, se eu chegasse em casa e ficasse com essa neura de estar infectada… então eu vou a primeira vez para sentir como é que está, e eu só vou voltar se eu me sentir muito bem. E me senti muito, muito bem.” Aline disse que a Disney é o melhor lugar para ela estar novamente e o que achou mais incrível foram os muitos protocolos de segurança que a fizeram se sentir segura. “Cada medida de segurança é muito positiva. E o que eu achei mais incrível foi que mesmo com tantas restrições, continuamos tendo uma experiência muito mágica, muito especial, com aquela excelência da Disney de sempre”, relata Aline.

“Mais tempo para curtir os brinquedos”

Gleysbon Rodrigues, influenciador da página @viajandobaratoparaorlando no Instagram diz que a experiência que teve na reabertura da Disney foi totalmente diferente. “Os parques estão vazios, antes um parque que você precisaria ir duas vezes para fazer todos os brinquedos você faz na metade de um dia. A capacidade inferior de pessoas admitidas dentro do parque está deixando você ter uma experiência única com os brinquedos, você vai em todos e ainda sobra tempo para você curtir o parque, ver os detalhes.” Gleysbon relembra que antes da pandemia não era possível ir em mais de cinco atrações em um parque no mesmo dia, principalmente quando se tratavam das atrações populares.

O influenciador, entretanto, pontua o lado negativo em sua opinião dos novos protocolos de segurança admitidos pela Disney. Não é mais possível, por enquanto, tirar as famosas fotos com os personagens. “Para muitas pessoas são aquelas fotos que irão guardar para o resto da vida, então esse é o lado negativo da experiência afetada pela pandemia ”, diz ele.

Aline viu a mudança na interação com os personagens, tão popular não só entre os brasileiros como entre os visitantes e frequentadores de todos os lugares do mundo, como algo interessante. Ela nos conta que, no parque Magic Kingdom por exemplo, durante diversas horas não determinadas do dia carros passam fazendo as “cavalgadas de personagens”. Nada mais são do que paradas nas quais grupos de personagens acenam e interagem de longe com o público, evitando assim aquela conhecida aglomeração de pessoas esperando os personagens passarem.

“Minha filha teve uma percepção muito interessante. Ela falou ‘mãe, todas as princesas falaram comigo, todas elas me deram tchau’. Eu achei tão legal, porque como o parque está vazio, tinham poucas crianças, poucas pessoas na rua paradas vendo as princesas, então todas as princesas deram uma atenção especial para ela. Eu acho que isso significa que, por mais que tenha pouca gente no parque, eles estão realmente cuidando não só da nossa saúde e segurança, mas da nossa experiência, para que a magia continue, para que o encantamento continue e a gente como sempre saia daqui feliz, realizado, encantado. É a Disney realmente muito mágica”, relata Aline. Gleysbon nos relatou que viveu a mesma experiência sobre as paradas dos personagens e a interação à distância.

Andreza Trivillin, da página @andrezadicaeindica. Imagem: arquivo pessoal.

“Fotos só com máscara”

Andreza Trivillin, da página @andrezadicaeindica, revelou detalhes referentes às medidas a serem tomadas dentro dos parques para que haja o menor risco possível de contaminação. “O que a gente nota é que tem uma preocupação bem grande principalmente nos parques da Disney em relação às novas medidas de higiene. Não é permitido tirar a máscara nas atrações, e na Disney nem para fotos. Na Universal é permitido tirar pelo menos para a foto, mas na Disney nem isso, então todas as fotos devem ser tiradas de máscara”, conta Andreza.

Ela também especifica como funciona a higienização nas atrações: todas elas possuem o dispositivo de álcool gel na entrada e na saída. Além disso, os funcionários higienizam as atrações algumas vezes ao dia. Elas fecham para que ocorra a limpeza e depois reabrem, explica a influenciadora. “Nas filas também há marcação no chão e acrílico em determinados locais para você não ter acesso às pessoas que estão na fila ao lado. Eles estão dando prioridade para pagamentos em cartão ou outros métodos que você paga pelo celular, para não usar dinheiro sempre que possível”, conta Andreza.

Gleysbon acredita que a Disney está estudando novas formas de experiência por conta das grandes mudanças que a pandemia causou. “Eles não estão parando, então aos poucos a magia vai voltar. Não como era antes, porque para voltar como era antes somente com a vacina, mas acredito que com o tempo eles irão fazer a magia voltar, principalmente os fogos. Os fogos que ocorrem durante os shows de encerramento de todos os parques é a coisa que você mais sente falta. Quando chega o final do dia o parque já fica vazio, a pessoa já fez todos os brinquedos, já viu todos os desfiles, e não tem mais motivo para ficar”, conta Gleysbon.

Aline Menegati mostra o parque vazio. Imagem: arquivo pessoal.

“Relaxation zone”

O brasileiro Matt Valente, morador de Davenport e frequentador dos parques temáticos, relata que teve um momento privilegiado por sua namorada fazer parte do elenco. Os membros do elenco puderam aproveitar o parque com no máximo três acompanhantes antes do público geral na reabertura, e Matt esteve entre eles.

“Chegando lá, vimos que eles estão tomando muito cuidado contra o vírus. Logo na entrada algumas pessoas tiram sua temperatura e então você está pronto para entrar. Dentro do parque é proibido tirar a máscara em um local que não seja propício para tal. Eles esvaziaram alguns restaurantes para que se tornassem uma ‘relaxation zone’ e então você pode tirar sua máscara. Durante todo nosso percurso tínhamos acesso ao álcool em gel, antes e depois das atrações também. Minha visão é de que a Disney está realmente preparada para receber algumas pessoas. O ponto baixo da minha experiência é que o Once Upon a Time (o show de luzes e fogos de artifícios) está temporariamente fora do ar, por questão de não acumular multidões. O que pelo lado da luta contra o vírus é excelente, mas como fan boy da Disney, fiquei chateado”, relata Matt.

Ele diz que ir aos parques sempre o deixa muito feliz. Todas as vezes Matt se surpreende com a magia do lugar, e que com certeza a visita só teve pontos positivos, ele não se arrepende, mas relembra a importância de respeitar as regras.

Mais seguro do que em supermercado

Coincidentemente, três dos quatro entrevistados relataram que se sentiram mais seguros visitando os parques da Disney do que fazendo uma visita a um supermercado – todos citaram o Walmart – e sua falta de preocupação com protocolos de segurança quando comparado ao Magic Kingdom e os outros parques temáticos da Disney. Os parques da Universal Studios, Sea World e Busch Gardens também foram citados, mas os protocolos da Disney chamaram mais a atenção de todos os entrevistados do que os dos outros parques.

Críticas

A reabertura dos parques enquanto a Flórida lida com números ainda altos de contaminados e mortes pela Covid-19 (510 mil casos e 7,746 mortes desde o início da pandemia até esta quinta-feira, 6) não foi bem vista por muitas pessoas, que não concordam com o retorno do funcionamento de locais que recebem várias pessoas e de diferentes lugares todos os dias.

Segundo os entrevistados, como eles produzem conteúdo para seguidores na internet, também receberam críticas, mas bem menos do que as mensagens positivas.

“A grande maioria está mandando uma mensagem muito positiva de gratidão por a gente estar aqui, mostrando esse clima de sonho e magia que é um momento de fuga pra eles, porque você liga a televisão e só tem notícia ruim, você no seu dia a dia tem muitos problemas para pensar… então é um momento de fuga, de energias boas, de alegria e é isso que a gente quer principalmente levar para as pessoas”, explica Aline. 

Destino muito popular para o turismo, Orlando é uma cidade conhecida por atrair um grande número de brasileiros que procuram exatamente por esse tipo de lazer e refúgio. De acordo com o Visit Orlando, órgão oficial de marketing e turismo da região, o número de brasileiros que teve a cidade como destino em 2019 foi de 893 mil. Com a pandemia, esse número deve baixar em 2020, conforme já calcula o órgão, mas talvez não leve muito tempo para recuperar por ser um dos destinos mundiais mais procurados e pelos novos protocolos para visitação.

*Matéria feita pela estagiária Ana Carolina Aguiar sob supervisão da editora Arlaine Castro. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Disney surpreende positivamente brasileiros durante a pandemia apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News