Ainda é possível voar para Cuba, mesmo após a proibição de Trump

EUA proíbem americanos de viajar em grupo para Cuba.

As viagens “people to people” foram proibidas pelo governo americano. Foto: Flickr.

As chances de viajar para Cuba foram reduzidas após as novas restrições de viagem do governo Trump. Mas você ainda pode voar para a ilha.

Isso porque Washington deixou intacta uma lista de 12 categorias de viagens para pessoas que voam para lá.

Em 2016, o então presidente Barack Obama aliviou o embargo econômico de décadas contra o governo de Havana, provocando uma onda de interesse de viajantes norte-americanos que por muito tempo foram impedidos de viajar para Cuba.

Por quase três anos, as viagens tornaram-se difundidas sob a designação de “people to people”, destinada a fomentar contatos culturais na ilha. Tais políticas ampliaram drasticamente as viagens dos EUA para Cuba por via aérea e marítima, já que companhias aéreas e linhas de cruzeiro sediadas nos EUA criaram uma série de rotas para conectar os aeroportos e portos marítimos dos dois países.

Mas na terça-feira (4), o governo Trump reduziu drasticamente os serviços como parte de seu esforço contínuo para punir Cuba por apoiar o regime venezuelano do presidente Nicolas Maduro. No centro das restrições estava a eliminação da designação “people to people” para viagens.

Isso afetou drasticamente as linhas de cruzeiros para Cuba, interrompendo uma estimativa de 600 mil viagens programadas. Viagens de operadores privados também foram barradas, assim como de aviões particulares, iates, barcos de pesca e outras embarcações.

Companhias aéreas ainda estão voando para Cuba

Até agora, o governo Trump não alterou os horários dos voos comerciais para Cuba. As companhias aéreas dos EUA continuaram a voar de e para Cuba saindo do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, do Aeroporto Internacional de Miami e de outros aeroportos dos EUA. Do sul da Flórida, sete companhias aéreas dos EUA servem Cuba nos condados de Miami-Dade e Broward.

Os passageiros devem apresentar um visto para viajar e selecionar uma das categorias de viagem permitidas listadas pelo Office of Foreign Assets Control do Treasury Department dos EUA. O preço de um voo para Cuba pode variar deUS $ 250 para mais de US $ 700.

Os viajantes devem citar o motivo da viagem ao fazer o check-in para seus voos. Eles incluem: visitas familiares; negócios oficiais do governo; atividades jornalísticas; pesquisa profissional e reuniões; atividade educativa e atividade religiosa.

Outros incluem apresentações públicas, clínicas, oficinas e exposições; apoio ao povo cubano; projetos humanitários; fundação privada, atividades de pesquisa e instituto educacional; a importação e exportação de informações; e transações de exportação autorizadas.

No entanto, os passageiros não podem mais voar sob a categoria “people to people”, disseram autoridades do setor.

Cruzeiros cancelados

Mas pessoas com passagens de cruzeiro compradas visitar Cuba saindo de Port Everglades, PortMiami, Port Canaveral e outros portos marítimos rapidamente descobriram que seus planos estavam sendo alterados – e não por opção.

“Estamos decepcionados com o fato de que as linhas de cruzeiro não estarão mais operando para Cuba”, disse Adam Goldstein, presidente da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro, um grupo comercial da indústria.

Companhias de cruzeiros como a Carnival Corp., a MSC Cruises, a Norwegian e a Royal Caribbean Cruises precisaram analisar em detalhes a mudança de política anunciada na terça-feira, e todas concluíram que seus negócios em Cuba haviam terminado repentinamente.

Eles redirecionaram os navios para longe de Cuba e ofereceram aos seus clientes restituições, créditos e alternativas de reserva. As linhas incentivaram os clientes a ligar para reembolsos, créditos e alterações nos planos de viagem. Com informações do Sun Sentinel.

Relacionada:

EUA proíbem americanos de viajar em grupo para Cuba

O post Ainda é possível voar para Cuba, mesmo após a proibição de Trump apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News