Suprema Corte dá sinal verde para Trump usar fundos para muro na fronteira com o México

A Suprema Corte deu sinal verde na última sexta-feira, 26, para o governo Trump usar US $ 2,5 bilhões do Departamento de Defesa para construir partes do muro ao longo da fronteira com o México.

A decisão permite que o dinheiro seja gasto agora, enquanto uma batalha judicial se desenrola sobre se o governo tem autoridade para desviar fundos que não foram apropriados para o muro. O Supremo Tribunal votou por 5 votos a 4 para permitir que os fundos sejam utilizados para projetos do muro na Califórnia, Arizona e Novo México.

O governo alega ser necessário para proteger a segurança nacional. Em um breve despacho, o tribunal disse que estava decidindo em favor da administração Trump porque o governo havia feito uma “demonstração suficiente” de que os opositores não tinham o direito legal de ir contra.

Trump recorre de decisão que bloqueou recursos para muro na fronteira

Ainda na noite de sexta-feira, o presidente comemorou a decisão em um tweet. “A Suprema Corte dos Estados Unidos anula a liminar, permitindo que o Muro da Fronteira Sul prossiga”, twittou o presidente. “Grande vitória para a segurança de fronteiras e o estado de direito!”.

A decisão anula a decisão de um juiz federal na Califórnia que proibiu o presidente de gastar o dinheiro com o muro enquanto o processo tramita. Um painel de juízes do Tribunal de Apelações do 9º Circuito se recusou a permitir o uso dos fundos no início do mês, sustentando que o uso dos fundos “viola a exigência constitucional de que o Poder Executivo não deve gastar o dinheiro sem uma aprovação do Congresso “.

Grupo faz campanha e constrói parte do muro na fronteira entre EUA e México

Em fevereiro, Trump encerrou a paralisação do governo que durou 35 dias, quando o Congresso concedeu a ele US $ 1,4 bilhão em financiamento de muros, muito menos do que ele havia pedido. Posteriormente, ele declarou uma emergência nacional para obter dinheiro de outras contas do governo.

O muro, que divide os EUA e o México, foi a principal promessa de campanha de Trump durante a eleição de 2016. Com inf0rmações da BBC.

O post Suprema Corte dá sinal verde para Trump usar fundos para muro na fronteira com o México apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News