Em audiência na Califórnia, assassino de soldado brasileira diz que escondeu corpo em mala por 2 dias

O assassino confesso da brasileira Anna Laura Costa Porsborg, de 22 anos, contou em audiência preliminar realizada na segunda-feira (24), em Los Angeles, que matou a jovem por estrangulamento e escondeu seu corpo dentro de uma mala durante dois dias no hotel onde estavam hospedados, em El Segundo, na Califórnia. Ele a manteve no quarto até decidir como faria para se livrar do corpo sem levantar suspeitas.

Luís Antônio Akay, que também é brasileiro, disse que após uma discussão no quarto do hotel no dia 27 de dezembro de 2022, Anna Laura teria batido duas vezes em seu rosto, e por esse motivo ele teria imobilizado a moça e estrangulado o pescoço dela até a morte. O assassino confessou ainda que saiu do hotel com o corpo de Anna Laura em uma mala azul no dia 29 de dezembro, e teria ido até uma região montanhosa da Angeles National Forest, onde teria enterrado o corpo da brasileira, cobrindo-o com pedras. Luís Akay disse não lembrar o local exato em que enterrou a jovem. Usando os dados de localização de seu telefone, as autoridades identificaram uma grande área da floresta onde os restos mortais podem ter sido enterrados, mas nunca encontraram o corpo da moça.

A ausência de seu corpo não impediu os promotores de acusar o namorado dela de homicídio. Imagens das câmeras de segurança do hotel foram adicionadas ao processo de acusação e mostram o momento em que o brasileiro carrega a mala com dificuldade pelos corredores do hotel.

Após a prisão, a polícia entrevistou um amigo de Luís Akay que disse que ele era suspeito do desaparecimento de uma ex-namorada no Brasil. Ele lembrou que brasileiro disse que “se precisasse matar alguém, ele seria capaz – e que nunca encontrariam o corpo”, testemunhou ao detetive.

Segundo a imprensa brasileira, Luís Akay é suspeito do desaparecimento de uma mulher que teve relacionamento com ele em 2017. O corpo dela nunca foi encontrado.

ENTENDA O CASO

Anna Laura Costa Porsborg voou para Los Angeles na véspera de Natal, planejando passar uma semana apreciando a paisagem com o namorado. Ela enviou à mãe no Brasil fotos de Beverly Hills e da Calçada da Fama de Hollywood. Então as mensagens pararam. Depois de dois dias sem notícias da filha, a mãe de Anna Laura procurou a Polícia Federal brasileira, que entrou em contato com o FBI.

Ela conheceu Luís Akay mais de um ano antes na casa de seu primo em Elizabeth, New Jersey, onde ele alugava o porão da propriedade por $600 por mês. Em entrevista ao LA Times, a mãe da jovem, Erbena Costa, disse que a filha sempre teve o sonho de conhecer Los Angeles e estava feliz em viajar com o namorado. Mas Erbena estranhou quando parou de receber notícias de filha: “Ela me ligava três ou quatro vezes por dia”, disse ela.

Na véspera de Ano Novo, o detetive Jeremy Glunt, do Departamento de Polícia de El Segundo, bateu na porta do quarto 638 do Doubletree. Luís Akay deixou Glunt e seu parceiro entrarem no quarto, que estava cheio de roupas femininas e cheirava a urina, segundo testemunhou o detetive.

Ao longo de uma entrevista de três horas e 50 minutos no quarto do hotel, Luís Akay contou a última vez que viu Anna Laura: na noite de 27 de dezembro, quando ele e a namorada foram jogar boliche. Depois de alguns drinques, eles discutiram no carro, disse o brasileiro. A briga continuou no hotel até que a namorada anunciou que estava indo embora e disse a ele para nunca mais procurá-la. Antes de sair, ela deixou o anel de noivado no criado-mudo.

Luís Akay disse que foi procurar Anna Laura na Angeles National Forest no dia seguinte. Eles tinham planos de caminhar nas montanhas naquele dia e anotaram isso em um itinerário, contou Akay ao detetive. Mas quando ele mostrou o documento a Glunt, o detetive notou que eles planejavam viajar para Napa Valley. Glunt disse durante a audiência preliminar que notou “pequenas escoriações que pareciam ser recentes” nas mãos de Luís Akay.

Depois de entrevistar Luís Akay, Glunt revisou o vídeo de vigilância de um prédio próximo. A filmagem mostrava o casal voltando para o Doubletree na noite de 27 de dezembro.

Luís Akay foi preso por suspeita de assassinato em 1º de janeiro. Questionado na delegacia de polícia de Hawthorne, ele acabou confessando o crime.

QUEM ERA A VÍTIMA

Anna Laura Costa foi morta no dia 27 de dezembro (Foto: Reprodução Facebook)

Criada na cidade de Santarém, no estado do Pará, no norte do Brasil, Anna Laura se apaixonou pelos Estados Unidos em um programa de intercâmbio durante seu último ano do ensino médio. Ela se matriculou em uma escola particular em Everett, Massachusetts, onde jogou no time de basquete, ingressou no programa de líderes de torcida e fez muitos amigos, disse sua mãe. “Sua personalidade era extremamente feliz, muito cheia de vida.”

Querendo construir uma vida para si mesma nos Estados Unidos, Anna Laura se matriculou na Johnson & Wales University em Providence (RI), estudando administração de empresas e marketing. Após a formatura, ela conseguiu um emprego em New Jersey como gerente assistente em uma loja Abercrombie & Fitch e, mais tarde, na Enterprise Rent-a-Car, em Rhode Island, contou Erbena Costa ao LA Times.

Embora tivesse um green card, Anna Laura sonhava em se tornar uma cidadã americana e viu o serviço militar como um caminho para esse objetivo. Quando ela disse à mãe que iria se alistar no Exército dos Estados Unidos, Costa não acreditou. “Ela era uma menina delicada, sempre com o cabelo escovado, as unhas bem feitas”, disse.

Na U.S. Army em Ft. Jackson, Anna Laura aprendeu a atirar, lançar granadas e correr carregando uma mochila pesada, disse a mãe. Ela se formou no treinamento básico em novembro e foi designada para um posto do Exército na Virgínia para treinamento mais especializado.

Seis dias antes do Natal, os recrutas foram autorizados a voltar para casa nas férias. Foi então que a brasileira fez planos para visitar Los Angeles com Luís Akay.

O namorado brasileiro não sabia, mas Anna Laura era casada. Nem seu marido, um colega de faculdade que morava em Rhode Island, sabia sobre Luís Akay.

Anna Laura contou à mãe sobre o namorado, como ele a levou para saltar de paraquedas e comemorou seu aniversário de 21 anos com ela em Las Vegas. Ela até o apresentou a Erbena Costa, que notou como ele era muito mais velho — 15 anos mais velho que sua filha.

Erbena disse à filha que se o marido soubesse do caso, ele ficaria arrasado, mas “não faria nada extremo com você”. Por outro lado, a mãe estava preocupada com a reação do namorado se soubesse. “Se ele descobrir, não sei o que ele faria”, lembrou do conselho à filha. “Juro que disse isso a ela no primeiro dia em que o conheci. Ela disse: ‘Relaxe, mãe. Ele não vai descobrir.’”

*com informações do Los Angele Times e G1

The post Em audiência na Califórnia, assassino de soldado brasileira diz que escondeu corpo em mala por 2 dias appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA