Em meio a demissões e acúmulo de vistos, EUA relaxam regras para imigrantes que enfrentam circunstâncias difíceis

Os Estados Unidos flexibilizaram os critérios de elegibilidade para solicitações iniciais e de renovação de documentos de autorização de trabalho (EADs) em circunstâncias imperiosas. Um Documento de Autorização de Emprego (Formulário I-766/EAD) é uma forma de provar que você está autorizado a trabalhar nos Estados Unidos.

Isso é uma pausa bem-vinda para os imigrantes presos entre demissões contínuas e longas carteiras de vistos. Eles são fornecidos a certos não-imigrantes que são beneficiários de petições de visto de imigrante com base no emprego aprovadas e seus cônjuges e filhos qualificados, e que são pegos no acúmulo contínuo de pedidos de vistos de imigrante e enfrentam circunstâncias convincentes.

Esta medida temporária destina-se a abordar certas situações particularmente difíceis, incluindo aquelas que anteriormente podem ter forçado os indivíduos no caminho para a residência permanente legal a parar abruptamente de trabalhar e deixar os Estados Unidos. Para se qualificar para um EAD inicial com base em circunstâncias convincentes, você deve atender aos seguintes requisitos de elegibilidade:

  • Você é o principal beneficiário de um Formulário I-140 aprovado, Petição de Imigrante para Trabalhadores Estrangeiros, na 1ª, 2ª ou 3ª categoria de preferência com base no emprego;
  • Você está em um status de não-imigrante válido E-3, H-1B, H-1B1, O-1 ou L-1 ou período de carência autorizado quando preenche o Formulário I-765, Pedido de Autorização de Emprego;
  • Você não apresentou um pedido de ajuste de status;
  • Um visto de imigrante não está disponível para você com base na data de prioridade do solicitante de acordo com a Data de Ação Final relevante no Boletim de Vistos do Departamento de Estado dos EUA em vigor quando você preenche o Formulário I-765;
  • Você e seus dependentes fornecem dados biométricos conforme necessário;
  • Você e seus dependentes não foram condenados por um crime ou duas ou mais contravenções; e
  • O USCIS determina, a seu critério, que você demonstre circunstâncias convincentes que justifiquem a emissão da autorização de trabalho.

Se você receber um EAD de circunstâncias convincentes e começar a trabalhar com base nesse EAD, você entrará em um período de permanência autorizada, mas não manterá mais seu status de não-imigrante. No entanto, você geralmente não acumulará presença ilegal nos EUA enquanto o EAD for válido ou, se você preencheu uma solicitação não frívola no prazo, enquanto sua inscrição estiver pendente.

Como se inscrever

Você deve preencher o Formulário I-765, Solicitação de Autorização de Trabalho, para solicitar uma concessão inicial de autorização de trabalho na categoria (c)(35) ou (c)(36). Você deve receber um EAD do USCIS antes de começar a trabalhar sob esta autorização de trabalho.

Fonte: Brazilian Press