Em New Jersey profissional indocumentado pode ter licença profissional e trabalhar legalmente

Desde 2020, os imigrantes indocumentados podem obter licenças profissionais e ocupacionais em New Jersey.

A lei do Garden State, a primeira do tipo na Costa Leste, anula a presença legal nos Estados Unidos como requisito para obter o documento exigido para profissões e ocupações como contadores, arquitetos, acupunturistas, fonoaudiólogos, esteticistas, repórteres judiciais, cosmetologistas, médicos, dentistas, engenheiros, inspetores residenciais, funerárias, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, optometristas, farmacêuticos, encanadores, avaliadores de imóveis, assistentes sociais e veterinários.

New Jersey, juntamente com Califórnia, Nevada e Novo México, estão entre os poucos estados do país com legislação semelhante. No entanto, a lei federal proíbe os empregadores de contratar profissionais e trabalhadores que residam no país sem documentos.

Imigrantes indocumentados que procuram emprego nos EUA tem sido uma questão delicada há anos. E se você está se perguntando se obter uma licença profissional e ocupacional em estados como Nova Jersey é equivalente a ser autorizado a trabalhar nos EUA, a resposta é não. Seu status de imigração deve ser regulamentado.

Os imigrantes que possuem algum tipo de visto de trabalho temporário serão definidos como trabalhadores temporários e estarão sob um dos seguintes vistos: H-1B, H2, H-2B, H3, Y, L-1, ou visto P e R. Os estudantes poderão trabalhar enquanto continuam seus estudos, desde que tenham: F-1, M-1, J-1. Estudantes com visto J-1 precisarão de documentos adicionais para processamento de emprego. Tenha em conta que:

Se você tem 16 ou 17 anos, só poderá trabalhar em empregos que não sejam considerados perigosos ou arriscados para sua saúde. Se você tem 14 ou 15 anos, só poderá trabalhar em empregos que não sejam considerados perigosos e por um número limitado de horas durante o dia. Indivíduos que tenham um pedido pendente de ajuste de status nos Estados Unidos (pendente de Green Card) poderão solicitar uma permissão de trabalho.

As vítimas de crimes poderão obter um EAD se solicitar um visto T para vítimas de tráfico de seres humanos e um visto U ou VAWA para outros crimes. Asilados e refugiados podem trabalhar legalmente assim que o EAD for aprovado.

Para se candidatar a um EAD você precisa saber se você se qualifica para um. Depois você terá que completar os seguintes passos:

  • · Envie o Formulário I-765 preenchido, Solicitação de Autorização de Emprego, para os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
  • · Pague a taxa de $ 410.
  • · Envie qualquer informação adicional solicitada.
  • · Dirija-se à consulta para obter dados biométricos (impressões digitais, fotografias e assinaturas).
  • · Aguarde a decisão final sobre o seu pedido.

Fonte: Brazilian Press