Empresário que arrecadou $3 bi em esquema de pirâmide será extraditado do Brasil para os EUA

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido do governo dos EUA e autorizou a extradição do empresário americano Carlos Nataniel Wanzeler, um donos da TelexFree – empresa responsável por um esquema de pirâmide que vitimou milhões de pessoas em todo o mundo e arrecadou quase $3bi.

Wanzeler naturalizou-se americano e perdeu a cidadania brasileira. Ele fugiu para o Brasil após a TelexFree ter sido formalmente acusada de prática de pirâmide financeira nos EUA, mas foi preso pela Polícia Fedeeral em Búzios (RJ).

Ele responde a 17 denúncias de ações penais em Massachusetts, onde irá responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, operação de falsa instituição financeira, e evasão de divisas, todos relacionados a suposta tentativa de ocultar dinheiro do esquema de pirâmide mundialmente conhecido.

Para fugir dos EUA, ele cruzou a fronteira como Canadá, de carro e, dias depois, embarcou em um voo de Toronto para São Paulo.

A autorização da extradição de Wanzeler, no entanto, diz respeito a apenas um delito, o de fraude eletrônica. Os ministros do Supremo verificaram o requisito da dupla tipicidade, ou seja, a correspondência entre os tipos penais previstos na legislação dos EUA e do Brasil.

Como condição para a extradição, a 2ª Turma do STF estabeleceu que os EUA devem assumir, perante o governo brasileiro, o compromisso de não impor, quanto a todos os delitos, pena privativa de liberdade que ultrapasse 30 anos de prisão em seu cômputo individual. Também condicionou a entrega de Wanzeler à conclusão dos processos penais a que ele responde ou ao cumprimento da respectiva pena privativa de liberdade.

O colegiado determinou, ainda, a necessidade de descontar da eventual pena a ser cumprida nos EUA o período em que o empresário permaneceu no sistema carcerário brasileiro, desde fevereiro, em razão da prisão cautelar para fins de extradição, ressalvada, a possibilidade de execução imediata da decisão, por força de decisão discricionária do presidente da República.

The post Empresário que arrecadou bi em esquema de pirâmide será extraditado do Brasil para os EUA first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA