Enquanto a reforma imigratória não vem, Colorado cria programas de auxílio a indocumentados

Enquanto a tão sonhada e ampla reforma imigratória não chega, alguns estados tentam criar políticas para melhorar a vida de imigrantes indocumentados. Esse é o caso do governo do Colorado, que tem auxílio moradia, centros de apoio, driver’s license e outros projetos que beneficiam essa população.

O Colorado tem hoje cerca de 180 mil imigrantes indocumentados, o que representa cera de 3% da população do Estado. “Não podemos ficar sentados esperando o governo federal agir para corrigir um sistema imigratório falido. O Colorado precisa do trabalho de todos os moradores do nosso estado, com seu talento e habilidade”, disse o governador Jared Polis, do Partido Democrata.

Recentemente, o governo criou um auxílio-moradia para essa população, que permite que os imigrantes recebam dinheiro para pagar o aluguel.

O governo criou, ainda, um projeto de lei denominado Office of New Americans, que prevê auxílio para que indocumentados tenham acesso ao mercado de trabalho e outros tipos de auxílio. O objetivo é incluir essa comunidade, bem como refugiados. O projeto aguarda aprovação.

O apoio do Colorado a indocumentados gera duras críticas por parte dos republicanos. “Eu não consigo entender como os legisladores aprovam projetos para ‘ilegais’, enquanto diversos americanos também precisam de ajuda? Quando isso vai acabar?”, questiona o diretor da Coalisão para Reduzir a Imigração, baseada no Winsconsin.

O Colorado tem carteira de motorista para imigrantes indocumentados desde 2014.

The post Enquanto a reforma imigratória não vem, Colorado cria programas de auxílio a indocumentados first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA