Eric Adams: Governadores republicanos promovem crise humanitária enviando ilegais para outros estados

O prefeito de Nova York, Eric Adams , disse no domingo que os governadores republicanos Greg Abbott, do Texas, e Ron DeSantis, da Flórida, criaram uma “crise humanitária” ao enviar migrantes da fronteira EUA-México para o norte.

“Como o prefeito de El Paso afirmou que esses migrantes e requerentes de asilo não estão vindo para nenhuma cidade em particular, eles estão vindo para a América”, disse Adams durante uma aparição no programa This Week da ABC. “Esta é uma crise americana que precisamos enfrentar – uma crise humanitária que foi feita por mãos humanas por alguns dos governadores de nossos estados do sul”.

Hear Mayor Adams' message to Abbott and DeSantis on bused migrants - CNN Video

Abbott começou a transportar migrantes do Texas para Nova York e Washington, DC, na primavera. DeSantis enviou 50 migrantes do Texas para Martha’s Vineyard na semana passada. A área de Del Rio, Texas, teve mais de 49.500 encontros de migrantes somente em julho – mais do que a população da própria cidade, que tem uma população de pouco mais de 34.500 pessoas. Em contraste, a população anual de Martha’s Vineyard é de 17.000 pessoas e a ilha recebeu apenas 50 migrantes quando a “crise humanitária” foi desencadeada.

O anfitrião Jonathan Karl observou que Adams disse que a Big Apple está chegando a um “ponto de ruptura”, já que 11.000 imigrantes chegaram à cidade desde maio. “Mas veja o que acabamos de ouvir do prefeito de El Paso”, disse Karl a Adams. “No outro dia, eles tiveram 2.000 em um único dia. Como é que a cidade de Nova York está sobrecarregada quando é uma fração do que estamos vendo na fronteira?” Adams respondeu: “Bem, o que está acontecendo, uma cartilha que muitos dos governadores republicanos, DeSantis e Abbott, estão usando não é enviar esses migrantes para outros estados, principalmente para estados como Nova York”.

Ele pediu aos governadores que coordenem com o governo federal e os estados azuis para onde estão enviando migrantes. Adams argumentou que é uma transição mais fácil para os migrantes quando eles têm patrocinadores. “Temos comunidades venezuelanas na América, vamos coordenar dessa forma como fizemos com outras grandes comunidades que temos na cidade de Nova York, onde podemos coordenar, obter patrocinadores, trabalhar com nossas organizações não governamentais”, disse ele. . “É isso que a crise exige – exige coordenação.” Ele acrescentou: “Não houve coordenação alguma com o governador Abbott e o governador DeSantis só queria usar essa manobra política em vez de entender que são pessoas, são famílias, são seres humanos”.

Adams continuou afirmando que Abbott está enviando migrantes em uma viagem de ônibus de 45 horas sem comida, água ou cuidados médicos adequados e que o escritório de Abbott não coordenaria com ele “porque não acredito que seja politicamente conveniente para eles coordenar, era mais importante para eles fazer esse espetáculo basicamente político que você está vendo agora.” Questionado se planeja visitar a fronteira, Adams disse: “Não precisamos ficar na fronteira para afirmar que a crise que [Abbott] criou é uma crise real”. O prefeito pediu a Abbott “para ser o chefe do executivo que ele é” e coordenar a imigração. Abbott disse anteriormente que decidiu enviar ônibus cheios de migrantes para Washington, DC e Nova York “por causa da contínua recusa do presidente Biden em reconhecer a crise causada por suas políticas de fronteira aberta”, dizendo que “o Estado do Texas teve que tomar medidas sem precedentes ação para manter nossas comunidades seguras”.

“Além de Washington, DC, a cidade de Nova York é o destino ideal para esses migrantes, que podem receber a abundância de serviços e moradias da cidade que o prefeito Eric Adams se gabou dentro da cidade santuário”, disse ele quando o primeiro ônibus chegou em Nova York neste verão. Abbott observou no final do mês passado que o Texas “fez mais de 19.000 prisões, apreendeu mais de 335,5 milhões de doses letais de fentanil e enviou mais de 7.400 migrantes em ônibus para DC e mais de 1.500 para Nova York”. Questionado se acredita que o status de Nova York como cidade santuário está atraindo mais pessoas para cruzar a fronteira para os EUA, Adams disse no domingo: “Não, de jeito nenhum”. “A cidade sempre foi uma cidade santuário e sempre conseguimos aqueles que queriam vir para Nova York para perseguir o sonho americano”, disse ele.

Fonte: Brazilian Press