Especial Halloween: Conheça 15 lugares com fama de mal-assombrados pelo Brasil (e suas histórias!)

Existem diferentes tipos de lendas urbanas, mas, convenhamos, que as mais famosas têm uma pitada de algo sinistro por trás. Pensando nos turistas mais corajosos e curiosos, separamos 15 lugares pelo Brasil com fama de serem mal-assombrados!

Confira as histórias sombrias por trás de cada um e, depois, me conte como foi passar por eles conhecendo suas lendas! Adianto que no Brasil não comemoramos o Halloween, mas relatos sobre espíritos de gente morta não faltam por aqui!

São Paulo (SP)

Vale do Anhangabaú

Vale do Anhangabaú

Depois da última reforma no Vale do Anhangabaú fica até difícil pensar nas histórias estranhas sobre o trecho, bem no Centro da de São Paulo. Mas preciso te contar que dizem existir uma maldição sobre o vale. Ela é muito antiga e veio com o próprio nome do lugar, que tem origem tupi e significa “água do mau espírito”. Isso porque existia um córrego nesse vale e, conforme a lenda, muitos indígenas morreram nas águas dele.

Muitas das mortes ocorreram após a chegada dos europeus, e as vítimas eram indígenas escravizados que tentavam se libertar. Com o passar dos anos e construção do Viaduto do Chá, também foram registrados vários suicídios no local. Não à toa, ainda existem pessoas que dizem ouvir os espíritos dessas vítimas ao passar pelo Vale do Anhangabaú.

Onde? Avenida São João – Centro Histórico de São Paulo

Edifício Martinelli

Construído em 1929, o Edifício Martinelli recebe até hoje muitos visitantes por causa da vista que oferece no alto do 26º andar – inclusive, o prédio foi o primeiro arranha-céu da América Latina. Mas o que nem todo turista sabe é que a antiga construção guarda alguns fatos tensos, como assassinatos que ocorreram no edifício. Além disso, existe uma lenda de que uma loira sem rosto anda pelo prédio à noite e portas de armários batem sozinhas sem nenhuma explicação.

Onde? Rua São Bento, 405 – Centro Histórico de São Paulo

Liberdade

Capela da Nossa Senhora dos Aflitos (Foto: Sandra Schmitt Soster)

Os turistas mais curiosos e corajosos também podem buscar por vozes durante a noite no Bairro da Liberdade, famoso pela cultura japonesa. Para você ter ideia, a Capela Nossa Senhora dos Aflitos foi construída no primeiro cemitério público da cidade, onde enterravam escravos doentes, indigentes e criminosos. Com isso, muita gente diz ter visto coisas assustadoras e sem explicação na região.

Antigamente, perto dessa capela, na Praça da Liberdade, ficava a forca da cidade de São Paulo. Ali foram feitas várias execuções, incluindo o do soldado Francisco José das Chagas, conhecido “Chaguinhas”. Em seu enforcamento a corda rompeu duas vezes e isso foi chamado de “milagre”. Depois, levantaram no local a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados. Há quem diga que até hoje é possível ouvir fantasmas pelo bairro.

Onde? Capela Nossa Senhora dos Aflitos – Rua dos Aflitos, 70 – Travessa Rua dos Estudantes – alt. nº 52 – Liberdade

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para não perder promoções de viagens para as capitais brasileiras!

Edifício Joelma

Outro prédio com fama de mal-assombrado em São Paulo é o Edifício Praça da Bandeira. Segundo a lenda, o lugar foi amaldiçoado na década de 1940, quando ainda chamava Edifício Joelma. Tudo ocorreu após um homem ter matado as duas irmãs e a própria mãe no local. Depois, ele jogou as três em um poço. Desde o tal crime, trabalhadores da região mencionam ouvir gritos e ver vultos perto do prédio. Vale mencionar ainda que, na década de 1970, esse mesmo prédio sofreu um dos piores incêndios do país, que causou a morte de quase 200 pessoas.

Onde? Rua Santo Antônio, 140 – Bela Vista

Curitiba (PR)

Presídio do Ahú

Presídio do Ahú

Presídio do Ahú antes de ser restaurado, em Curitiba (Foto: Rodrigo Juste Duarte)

Adianto que quem tem medo de palhaço não deve ler essa história (depois não diga que não avisei). Um antigo prédio de Curitiba abriga uma história sinistra de quando o lugar ainda era um presídio – o primeiro da cidade. Restaurado, hoje o espaço é o Centro Judiciário de Curitiba.

Diz a lenda que no antigo Presídio do Ahú existia o fantasma de um palhaço. Mas fique tranquilo, como dizem, ele só assombrava presos que cometeram crimes de estupro e violência contra mulheres. O que chama atenção nessa história é que na década de 1970, um homem foi levado a essa penitenciária porque se vestia com roupas de circo e atacava mulheres com uma serra elétrica. O detendo ficou preso por lá até a morte.

Onde? Avenida Anita Garibaldi, 750 – Cabral

Leia também: Como é a visita guiada ao Cemitério de Curitiba 

Praça da Ucrânia

Existe uma lenda de que, toda sexta-feira, uma mulher grávida e o marido passeavam na Praça da Ucrânia. Em um desses passeios, durante a noite, ela pediu um lanche de mortadela em uma barraquinha da feira do local. Enquanto aguardava, um motociclista passou pela praça atirando. Um dos tiros atingiu a mulher, que morreu na praça. Conforme a lenda, desde então, uma misteriosa mulher grávida costuma passar pela Praça da Ucrânia pedindo para alguém comprar um lanche de mortadela.

Onde? Praça da Ucrânia – Bairro Bigorrilho

Edifício Maison Blanch

Pertinho da Boca Maldita, em Curitiba, fica o Edifício Maison Blanch. Ele foi construído na década de 1940, mas, antes, ali funcionava o cinema no local. De acordo com a lenda, um homem matou a própria esposa a facadas durante um filme, após flagrá-la com o amante. Depois do ocorrido, começaram a dizer que o espírito da esposa morta passou a perturbar os frequentadores do cinema. A história diz ainda que a alma da mulher continua no lugar, agora, no Edifício Maison Blanch.

Onde? Rua Voluntários da Pátria, 215 – Centro

Rio de Janeiro

Castelinho do Flamengo

Localizado na Zona Sul do Rio, o castelinho tem funcionado como um centro cultural. Mas, antigamente, o lugar foi lar da família Fernandes, que viveu uma tragédia. Conforme relatos, o casal da família morreu atropelado, na década de 1930, na frente da única filha. Depois do acidente, a menina ficou aos cuidados de um tutor, que a roubou e a deixou trancada na torre do castelinho. Segundo a lenda, depois que morreu, ela voltou para assombrar o lugar e em busca de vingança. Por causa disso, moradores já disseram ter ouvido barulhos e visto vultos na construção.

Castelinho do Rio de Janeiro

Onde? Praia do Flamengo, 158 – Flamengo

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

A fortaleza foi construída em 1555 para ajudar na segurança da cidade, mas, depois, também serviu como presídio. Sem dúvida, muita coisa aconteceu neste lugar histórico de Niterói e, por isso, há relatos de pessoas que ouviram gritos de agonia e ódio, lamentos e choros ao passar por perto do edifício. Vigias também disseram ter medo de ficar na fortaleza durante a noite, por isso, o lugar ficou conhecido como um dos mais assombrados do Rio de Janeiro.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Onde? Estrada Gen. Eurico Gaspar Dutra – Jurujuba, Niterói – RJ

Arco do Telles

Localizado na Praça 15 de Novembro, no Centro do Rio de Janeiro, o arco do século XIII merece sua visita por sua importância histórica. Mas fica o lembrete, diz a lenda que o lugar é assombrado por uma mulher que morou perto do Arco do Telles. Conforme os boatos, quem assombra o lugar é Barbara dos Prazeres, uma imigrante que teria matado o marido para ficar com outro homem e que, depois, matou o amante também. Ainda segundo a lenda, ela fugiu após os crimes e, mais velha, se envolveu com magia negra. Dizem que, por isso, ela é suspeita de envolvimento no desaparecimento de crianças.

Onde? Praça Quinze de Novembro, 34 A – Centro

Brasília (DF)

Apartamento na quadra 407, Asa Norte

É possível que quem frequenta os blocos da Super Quadra Norte 407 já tenha ouvido falar do apartamento mal-assombrado que vou te apresentar agora. Localizado no primeiro andar de um dos blocos, conforme a lenda, os inquilinos que entraram nele ficaram pouquíssimo tempo.

Alguns vizinhos dizem ter perdido a conta de quantas pessoas moraram no local antes de sair às pressas. Os donos do imóvel até tentaram vendê-lo, mas a reputação não ajudou, por isso, o apartamento está vazio há muito tempo. A história diz ainda que vizinhos já ouviram gritos e barulhos ao passarem pela porta fechada do imóvel. De todo modo, o motivo da tal assombração nunca foi esclarecido pela lenda urbana.

Onde? SQN 407

Ministérios

Ministério da Saúde

Muitos trabalhadores que ajudaram a construir Brasília se acidentaram durante o trabalho. Conforme os registros, as obras que mais registraram acidentes com mortes foram as dos ministérios. Em alguns casos, as vítimas morriam no local e os enterros eram feitos no próprio canteiro de obras. Segundo o escritor Hélio Queiroz, em um desses casos, um trabalhador perdeu o equilíbrio e caiu dentro de uma coluna que estava sendo enchida com concreto. O problema é que a concretagem continuou mesmo com a vítima caída ali. Atualmente, há quem diga que os espíritos desses operários continuam andando pelos corredores dos edifícios.

Onde? Esplanada dos Ministérios

Antiga piscina com ondas

Piscina com Ondas de Brasília

Depois de refrescar muita gente nos dias secos de Brasília, a Piscina de Ondas do Parque da Cidade foi desativada no fim da década de 1990. O problema é que apesar de estar fechada, uma lenda mantém viva a história do lugar. Os relatos dizem que, de madrugada, é possível ouvir os gritos de socorro de quem morreu afogado nas águas agitadas da piscina.

Onde? Parque da Cidade – Parque Sarah Kubitschek 10 – Asa Sul

Porto Alegre (RS)

Igreja de Nossa Senhora das Dores

A lenda por trás da Igreja de Nossa Senhora das Dores é uma das que, digamos, “faz mais sentido”. Ela foi construída na época dos escravos, bem na frente da praça onde ocorriam as execuções públicas. Diz a lenda que um escravo foi condenado à morte injustamente e, no dia da execução, ele teria rogado uma praga dizendo que o senhor dele não veria as torres da igreja – que estava em construção – ficarem prontas. No fim, a igreja levou mais de 100 anos para ficar pronta e, por isso, a maldição se cumpriu. Há quem diga que o fantasma do escravo permanece no local.

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Onde? Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico

Antigo Hospício São Pedro

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, antigo Hospício São Pedro, foi o primeiro hospital do gênero de Porto Alegre, inaugurado no século XIX. Naquela época, ter um lugar como esse era muito importante, pois, muitas vezes, pessoas com problemas psíquicos eram colocadas em presídios. O lugar teve 5 mil internos, mas foi desativado e abandonado. Atualmente há atendimentos no local, mas, até hoje, existem muitas lendas sobre o lugar. Há moradores da cidade que dizem encontrar fantasmas por lá.

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Onde? Avenida Bento Gonçalves, 2460 – Partenon

Lugares assombrosos

Vale dizer que as histórias de assombrações fazem parte de lendas urbanas, comuns na cultura de vários países, e que se transformam conforme são compartilhadas. Você já sabe que não dá para comprovar cada detalhe, então vai de cada um acreditar ou não nos relatos passados ao longo dos anos.

Se você vai botar fé ou não nas lendas, não sei. Mas, agora, pelo menos tem bastante história para contar se passar por um desses lugares!

Além disso, existem tours em diversos cemitérios brasileiros e fora do país, com direito a dar destaque e contar a história de pessoas famosas que estão enterradas no local. Em Paris, por exemplo, é possível visitar o túmulo do filósofo Jean-Paul Sartre e da escritora Simone de Beauvoir, no Cemitério do Montparnasse. Talvez um passeio estranho, mas tem quem goste e tá tudo bem!


E aí, conhece outras lendas de lugares mal-assombrados em capitais do Brasil? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos