EUA e México prenderam 185 mil imigrantes ilegais somente no mês de agosto

Mais de 185.000 detenções de imigrantes ilegais foram feitas na fronteira EUA-México em agosto, de acordo com estatísticas provisórias da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA obtidas pelo Epoch Times. Cerca de 186.424 apreensões foram feitas por agentes de fronteira durante o mês. A maioria das prisões – cerca de 53.400 – ocorreu no setor Del Rio, uma área de 55.063 milhas quadradas no Texas, incluindo 245 milhas ao longo de Rio Grande e Lago Amistad na fronteira.

As prisões caíram um pouco em relação a agosto de 2021, quando os agentes do CBP fizeram 196.514 prisões. Eles aumentaram significativamente em relação a agosto de 2020, quando menos de 48.000 prisões foram registradas, e agosto de 2019, quando apenas 50.684 prisões foram feitas. Apreensões feitas pelo Escritório de Operações de Campo, outra subagência do Departamento de Segurança Interna, não estão incluídas na contagem provisória. A subagência fez uma média de aproximadamente 13.000 prisões por mês na fronteira sul nos últimos 10 meses.

Mais de 185.000 detenções de imigrantes ilegais feitas na fronteira EUA-México em agosto

O número de detenções de imigrantes ilegais na fronteira disparou sob o presidente Joe Biden, atingindo níveis recordes. Biden, um democrata, recebeu críticas por encerrar ou afrouxar iniciativas importantes da era Trump, como a construção do muro na fronteira e o programa que obrigou muitos solicitantes de refúgio a esperar no México até que suas reivindicações fossem ouvidas. Críticos dizem que as mudanças na política alimentaram a onda de imigração ilegal. Autoridades do governo dizem que o sistema do ex-presidente Donald Trump estava quebrado e precisava de reforma. Eles pediram aos estrangeiros que não tentem entrar no país ilegalmente.

“Fugitivos”

De acordo com os números provisórios, agentes dos EUA registraram 42.199 imigrantes ilegais que entraram nos Estados Unidos e fugiram da prisão, conhecidos dentro do governo como “fugitivos”. A maioria das evasões ocorreu nos setores de Del Rio, El Paso e Tucson. O setor de El Paso também fica no Texas; o setor de Tucson fica no Arizona. É impossível estimar quantos estrangeiros ilegais entraram e não foram detectados. Os números dos “fugitivos” não são divulgados regularmente, mas podem ser obtidos através de vários métodos. Incluindo aproximadamente 900.000 pessoas que fugiram, um total de 4,9 milhões de estrangeiros ilegais cruzaram a fronteira EUA-México nos primeiros 18 meses da presidência de Biden, conforme a Federação para a Reforma da Imigração Americana em um relatório recente.

Border Patrol is seeing fewer Mexican migrants at US-Mexico border - CSMonitor.com

Recentemente, a Casa Branca afirmou falsamente que os imigrantes ilegais não estão atravessando a fronteira, levando o senador Ted Cruz (R-Texas) a convidar a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, para o Texas. “Você pode escolher qualquer hora do dia que quiser”, disse o senador em seu podcast. “Você pode vir às 2 da manhã, pode vir ao meio-dia. Você os verá chegando porque eles estão vindo a cada hora”. Jean-Pierre disse durante uma coletiva de imprensa, depois de ser questionada sobre o convite de Cruz, que já esteve na fronteira antes e que não “precisava de palestras ou convites de republicanos sobre a fronteira ou as políticas de fronteira”. Biden não visitou a fronteira desde que assumiu o cargo.

Fonte: Brazilian Press