Ex-enfermeira do ICE denuncia cirurgias não autorizadas de histerectomia em mulheres imigrantes

Dawn Wooten, uma enfermeira licenciada que trabalhou por três anos no centro de detenção Irwin County Detention, na Geórgia, procurou a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, do Partido Democrata, para dar voz a uma grave denúncia.

Segundo a enfermeira, mulheres imigrantes presas neste centro estavam sendo levadas para fazer histerectomia, sem seu consentimento total.

Histerectomia é o nome científico da cirurgia de retirada do útero.

Além de procurar a parlamentar, Wooten, apresentou queixa formal nesta segunda-feira (14), dirigida ao Gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Segurança Interna, bem como ao Oficial de Direitos Civis e Liberdades Civis do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

A denúncia de 28 páginas foi protocolada pelos advogados do Instituto para a Eliminação da Pobreza e do Genocídio, conhecido como Project South.

Dawn Wooten falou à rede de televisão MSNBC (imagem MSNBC)

“Em várias ocasiões, várias mulheres detidas vinham até mim e diziam: ‘Sra. Wooten, eu fiz uma histerectomia. Por quê?”, disse a enfermeira ao canal de televisão MSNBC. “Eu não tinha respostas para o motivo desses procedimentos”.

Ela também detalhou a maneira como a pandemia de coronavírus estava sendo tratada dentro das instalações.  Segundo Wooten, o centro não estava testando os detidos, reutiliza máscaras várias vezes e realiza higienização negligente. Suas queixas, disse ela, a levaram ao rebaixamento de suas função de funcionária em tempo integral para enfermeira de plantão.

“Quando comecei a falar sobre essas injustiças, pressionando a equipe a realizar mais testes covid-19, fui alertada”, disse.

Em um comunicado publicado nesta terça-feira (15), em sua página oficial, Nancy Pelosi fez a seguinte declaração sobre o assunto:

“Se for verdade, as condições terríveis descritas na denúncia – incluindo alegações de histerectomias em massa sendo realizadas em mulheres imigrantes vulneráveis ​​- são um abuso impressionante dos direitos humanos. Esta situação profundamente perturbadora lembra alguns dos momentos mais sombrios da história de nossa nação, desde a exploração de Henrietta Lacks, ao horror do Estudo de Sífilis de Tuskegee, às esterilizações forçadas de mulheres negras que Fannie Lou Hamer e tantas outras sofreram e lutaram.

O Inspetor Geral do DHS(  Department of Homeland and Security) deve investigar imediatamente as alegações detalhadas nesta denúncia. O Congresso e o povo americano precisam saber por que, e em quais condições, tantas mulheres, supostamente sem seu consentimento informado, foram pressionadas a se submeterem a esse procedimento extremamente invasivo e que altera sua vida.

A declaração completa de Nancy Pelos, em inglês, pode ser lida aqui

Procurada pelo jornal The Guardian, a porta-voz do ICE, Lindsay Williams, disse que a agência não comenta sobre os assuntos apresentados ao escritório do Inspetor-geral, mas ” alegações anônimas e não comprovadas devem ser tratadas com o ceticismo apropriado que merecem.”

The post Ex-enfermeira do ICE denuncia cirurgias não autorizadas de histerectomia em mulheres imigrantes first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA