Flórida aprova projeto de lei que permite enviar indocumentados a outros estados

A Flórida agora poderá enviar imigrantes que chegam da fronteira para outros estados do país

A proposta cria o “Programa de Transporte Estrangeiro Não Autorizado”, que dá ao governador Ron DeSantis o direito de realocar imigrantes dentro do país. A votação do projeto de lei aconteceu na quinta-feira (8)

Da Redação – O Projeto de lei “6B” que permite à Flórida transportar imigrantes pelos EUA foi aprovado no Senado estadual na quinta-feira (8). Os republicanos do Senado da Flórida aprovaram o projeto de lei que dá ao estado autoridade para transportar imigrantes que chegam para qualquer lugar do país. O Projeto foi aprovado nas linhas partidárias com uma votação de 27 a12.  

A proposta cria o “Programa de Transporte Estrangeiro Não Autorizado”, que dá ao governador Ron DeSantis o direito de realocar imigrantes dentro do país, caso tenham sido processados pelo governo federal.

O programa expande uma provisão do orçamento do ano passado, que DeSantis usou para realocar 50 imigrantes sul-americanos usando milhões em dólares dos contribuintes do Texas para Martha’s Vineyard em Massachusetts em protesto contra a política federal de imigração.

Os legisladores da Flórida se reunirão na segunda-feira (13) para concluir a aquisição estadual do distrito autônomo do “Walt Disney World” e expandir um programa de realocação de imigrantes, principais prioridades conservadoras do governador republicano Ron DeSantis antes de sua esperada candidatura à Casa Branca.

Questionamentos jurídicos

O voo para Martha’s Vineyard, além de gerar condenações, teve questionamentos jurídicos porque o gabinete do governador pagou a viagem com dinheiro destinado ao transporte de imigrantes que estavam na Flórida, não no Texas ou em qualquer outro estado. O projeto de lei que os legisladores estão considerando especifica que voos futuros podem transportar imigrantes de qualquer lugar nos EUA.

O patrocinador do projeto de lei no Senado, o senador estadual Blaise Ingoglia, R-Spring Hill, disse que o programa ajudaria os imigrantes levando-os para as chamadas “cidades santuários” liberais. “O estado da Flórida não é, e nunca será, um estado santuário”, disse ele. “É hora dessas cidades-santuário colocarem seu dinheiro onde estão falando.”

O governador da Flórida, DeSantis, está novamente defendendo sua decisão de transportar dezenas de -migrantes ilegais do Texas para Martha’s Vineyard. O projeto aloca US$ 10 milhões para a iniciativa.

Fonte: Nossa Gente