Florida: Trabalhadores imigrantes e advogados desafiam a nova lei de imigração defendida por DeSantis

Trabalhadores imigrantes e defensores entraram com uma ação federal na segunda-feira contestando parte de uma nova lei da Flórida que torna crime transportar para o estado pessoas que entram no país ilegalmente , argumentando que a lei é vaga e levará a “prisão ilegal, processo e assédio .”

A lei, defendida pelo governador Ron DeSantis, está entre uma série de medidas adotadas pelos líderes estaduais republicanos nos últimos anos visando os imigrantes que entram no país vindos do México.

A medida aprovada durante a sessão legislativa desta primavera incluiu mudanças em uma lei de contrabando humano para tornar crime transportar para o estado um indivíduo “que a pessoa sabe, ou razoavelmente deveria saber” que entrou ilegalmente no país. A lei impõe penalidades às pessoas que transportam um imigrante que “entrou nos Estados Unidos violando a lei e não foi inspecionado pelo governo federal desde sua entrada ilegal”. As pessoas podem ser acusadas de um crime de segundo grau para cada violação da lei.

The great Ron DeSantis campaign train wreck | Financial Times

Mas o processo aberto na segunda-feira em Miami argumentou que o que é conhecido como “Seção 10” da lei não inclui uma definição de “inspecionado” e, portanto, é “irremediavelmente vago e incoerente”.

“A Seção 10 está redigida de uma forma que pode abranger todos os tipos de imigrantes, incluindo pessoas que estão legalmente presentes nos Estados Unidos ou estão em processo de busca por status legal de imigração. O estatuto não define o termo ‘inspecionado’ e não explica o que significa ser inspecionado ‘desde’ a entrada”, escreveram os advogados dos queixosos na queixa de 33 páginas.

DeSantis says he would eliminate four federal agencies if elected president

Os demandantes incluem a Farmworker Association of Florida, Inc. e trabalhadores migrantes e advogados, que são identificados por suas iniciais. Por exemplo, um dos demandantes, que trabalha para uma organização sem fins lucrativos, ajuda a trazer imigrantes da Geórgia para Jacksonville para consultas com funcionários dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.

Outra autora, identificada como “CA”, é uma cidadã norte-americana que mora em Miami e é a guardiã legal de seu neto, que foi trazido para os EUA por sua mãe “que estava fugindo do país com medo por suas vidas”, segundo ao pleito. O neto de CA está em processo de solicitação do que é conhecido como “Estatuto Especial de Imigrante Juvenil”, e ele e sua mãe “não tiveram contato com as autoridades federais de imigração” quando entraram nos EUA, disse o processo.

Vários dos demandantes, incluindo CA, viajavam com frequência para outros estados para visitar familiares ou para empregos sazonais como trabalhadores migrantes antes que a lei entrasse em vigor em 1º de julho.

A lei “inflige danos enormes à capacidade das pessoas de realizar suas vidas diárias”, argumentaram os advogados dos queixosos. A lei pode impedir que amigos e familiares se visitem, impedir que os pais procurem assistência médica para seus filhos e impedir que os membros da igreja tragam outros fiéis para o culto, disse o processo. A lei “coloca milhares de floridianos e residentes de outros estados – tanto cidadãos quanto não cidadãos – em risco de serem presos, acusados ​​e processados ​​por um crime por transportar uma categoria vagamente definida de imigrantes para a Flórida”, escreveram os advogados dos queixosos. .

A contestação legal também argumentou que a lei estadual “usurpa poderes conferidos constitucionalmente exclusivamente ao governo federal”.

“Esta estrutura federal é abrangente e não permite leis de imigração estaduais paralelas ou suplementares, incluindo leis relativas ao contrabando e transporte ilegal de não cidadãos”, disse o processo. A lei da Flórida “impede o esquema federal de imigração ao impedir que os imigrantes entrem na Flórida. E coloca os funcionários do estado na posição ilegal de fazer determinações complexas sobre o status e o histórico de imigração das pessoas”, acrescentaram os advogados dos queixosos. Quando solicitados a comentar o processo, os assessores de DeSantis ridicularizaram o desafio legal.

O estado “continuará a combater a imigração ilegal e as predações malignas do contrabando humano”, disse o porta-voz de DeSantis, Jeremy Redfern, em um e-mail. “Estamos ansiosos para defender a Flórida e suas leis humanas contra os ataques da ACLU e seus comparsas esquerdistas.”

DeSantis, candidato à presidência republicana em 2024, concentrou-se nos desafios da imigração na fronteira sul com o México como uma de suas principais questões desde que foi eleito governador pela primeira vez em 2018. O estado entrou com ações judiciais nos últimos anos contestando a Administração Biden sobre como lidar com a imigração.

O governador também ganhou as manchetes nacionais por voos fretados patrocinados pela Flórida que trouxeram migrantes do Texas para Martha’s Vineyard em Massachusetts em setembro passado e Sacramento, Califórnia, em junho. Alianza Americas e outros demandantes entraram com uma possível ação coletiva contestando os voos de Massachusetts.

Os autores do processo aberto na segunda-feira são representados por advogados de vários grupos de imigração e direitos civis, incluindo a American Civil Liberties Union, o Southern Poverty Law Center, Americans for Immigrant Justice e o American Immigration Council.

A nova lei (SB 1718) também inclui mudanças, como exigir que empresas com mais de 25 funcionários usem o sistema federal E-Verify para verificar o status de imigração dos trabalhadores. Em um evento cerimonial de assinatura de projetos de lei em maio, DeSantis criticou as políticas federais de imigração. “Isso é apenas caos”, disse DeSantis a apoiadores em Jacksonville. “Devemos ser a maior superpotência do mundo, mas não podemos nem mesmo manter o controle de nossa própria fronteira sul. Os cartéis de drogas mexicanos têm mais a dizer sobre o que acontece na fronteira sul do que o nosso próprio governo dos EUA”.

O processo apontava para os comentários que DeSantis e seus aliados fizeram sobre as mudanças propostas para a imigração. O patrocinador do projeto de lei do Senado, Blaise Ingoglia, R-Spring Hill, “enquadrou a necessidade” da legislação como “a força externa” que obrigaria o governo federal a “resolver o problema”, disse o processo. “Este é o ponto em que estamos agora. Temos que consertar esse … sistema. E eles continuam se recusando a fazê-lo. Eles só agirão quando tiverem que agir e quando uma força externa recuar. A Flórida é essa força externa, certo agora”, disse Ingoglia a um comitê do Senado em março.

Mas o processo de segunda-feira, que pede a um juiz que considere a seção contestada da lei inconstitucional e bloqueie sua aplicação, alegou que as mudanças colocarão os trabalhadores da Associação de Trabalhadores Agrícolas da Flórida – que transportam migrantes entre os estados – em risco de “prisão ilegal, processo judicial e assédio”. A lei também “impedirá o sistema federal de imigração”, impedindo que pessoas que vivem em estados vizinhos “com vários status imigratórios” possam viajar para tribunais de imigração e outros compromissos com agências federais na Flórida, disse o processo. A lei é “inconstitucionalmente vaga porque não fornece a uma pessoa de inteligência comum um aviso justo do que é proibido e porque autoriza e encoraja a aplicação arbitrária e discriminatória”, argumentaram os advogados dos queixosos.

Fonte: Brazilian Press