Parlamento catalão reabre com tarefa de definir presidente da Generalitat

O Parlamento catalão realizou hoje (17) a primeira sessão após as eleições de 21 de dezembro. Entre as decisões tomadas estão a autorização para que os três políticos presos na Espanha possam manifestar seus votos e a definição do novo presidente da Mesa do Parlamento. A próxima tarefa será definir o novo presidente da Generalitat (governo da Catalunha) e o prazo é 31 de janeiro.
A sessão começou às 11h (horário local), após meses de intrincado processo na região. A crise começou em outubro, com um referendo considerado ilegal pelo governo central; seguido de uma declaração unilateral de independência; uma intervenção inédita na história com a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola; um presidente e vários conselheiros autoexilados na Bélgica e o vice-presidente da comunidade preso e acusado de rebelião.
Histórico
Após a tentativa de independência da região, o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, acionou o artigo 155 da Constituição espanhola, destituiu os políticos envolvidos no processo e suspendeu temporariamente a autonomia da região. Em seguida, Rajoy convocou novas eleições, que foram realizadas no dia 21 de dezembro.
Nas eleições, apesar de um partido contra o separatismo (Ciudadanos) ter vencido em número de votos, a união dos partidos separatistas conseguiu maioria absoluta e, assim, o direito de indicar o próximo presidente do Governo catalão.

Fonte: Agência Brasil