10 dicas para comer bem durante a quarentena do coronavírus

A coisa está feia demais, não está para brincadeira. Vou procurar, nos próximos posts, priorizar informações práticas que ajudem todo mundo a comer bem durante o duríssimo período da quarentena. Neste, dou dicas e orientações gerais sobre compras, armazenamento e preparo de alimentos. Saúde para todos!

 

Não compre desvairadamente

O mundo não vai acabar. Se acabar, não vai adiantar nada ter toneladas de alimentos estocadas em casa. Seja razoável, não seja babaca. Não seja aquela pessoa que enche o carrinho com todo o macarrão do supermercado. Compre o bastante para uma semana de sobrevivência. Ou um pouco mais, em itens que ocupam pouco espaço e podem ser guardados por bastante tempo. A experiência da Europa mostra que, depois do pânico inicial, os mercados voltaram a oferecer normalmente tudo o que havia antes.

Não entupa o freezer

Não compre toneladas de picanha, camarão, lasanha congelada, pizza congelada, sorvete napolitano e outras tranqueiras que ocupam um espação no congelador. Os motivos são dois. Primeiro: lotar demais o freezer entope a circulação de ar do aparelho e pode fazer com quer tudo descongele e estrague. Segundo: você deve reservar lugar para guardar as sobas das refeições que você mesmo(a) vai preparar.

 

O que estocar

Principalmente alimentos secos –os tais não-perecíveis que você leva para eventos de caridade. Arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, óleo, café, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas secas, farinhas, leite em pó. Milho de pipoca, coisa mais essencial para quem tem criança em casa.

Conservas de todos os tipos: tomate em lata, sardinha, bacalhau, picles, carne-seca, salame, queijos curados como o parmesão, azeitonas, bacon.

Ovos duram um bom tempo e quebram muitos galhos na cozinha. Mantenham-nos na geladeira. Cebola, alho e batata podem ser armazenados por vários dias. Ervas secas –principalmente o louro– e especiarias como a pimenta-do-reino se conservam por uma eternidade.

 

Guerra é guerra

Tenha um pequeno estoque, para emergências, de comidas compradas prontas: macarrão instantâneo, pratos feitos embalados a vácuo, doces podrões, salgadinhos radiativos e outras gororobas que eu não recomendaria em situações normais. Isto não é uma situação normal.

Planeje as refeições

Antes de sair feito uma barata tonta para o mercado, fala uma pequena planilha daquilo que as pessoas da sua casa pretendem comer na semana. Isso é importante, por exemplo, para fazer pratos de legumes perecíveis, como a caponata (receita aqui). Ou para fazer grandes quantidades de cozidos, como a carbonade flamande (receita aqui), para serem comidos em mais de uma refeição.

É importante não repetir o cardápio em refeições consecutivas. Crianças ficam especialmente irritadas com isso e têm razão: de tédio, basta a quarentena em si. Se você fizer uma panelada de, sei lá, feijoada, guarde as sobras na geladeira (ou no freezer) e coma outra coisa na refeição seguinte.

 

Aproveite tudo

Ossos, talos, pontas e cascas de cebola, aparas de carne e pedaços feios de legumes. Guarde tudo no freezer. Depois faça caldos que podem virar sopa, risoto ou simplesmente dar um sabor a mais a qualquer prato.

Se for possível, peça entrega de restaurantes

O impacto da epidemia de coronavírus será desastroso no setor dos restaurantes. No limite, até 6 milhões de empregos estão em risco. Se você tiver saúde financeira para isso, ajude. Peça comida em ocasiões especiais –algo que, no isolamento, você vai precisar inventar. Pizza no domingo, hambúrguer pras crianças na quinta-feira, aí é com você.

Permita-se pequenas extravagâncias

A quarentena é muito chata. Não devemos piorá-la. Então, se você tiver condições, adquira algo que você gosta muito, mas não compra normalmente porque é caro. Aquele azeite bonzão, um chocolate especial, presunto ibérico, queijo importado…

Não se esqueça da salada

É meio difícil manter o consumo de verduras frescas numa situação extraordinária como esta. Sugiro o seguinte. Salada fresca nos dois primeiros dias depois da compra –ou enquanto as alfaces, chicórias e rúculas se mantiverem bonitonas.

Para os dias seguintes, prepare de antemão coisas como creme de espinafre e brócolis refogado.

Repolho é uma maravilha, dura a vida toda. Mesmo depois de picado e temperado, ele fica alguns dias crocante e saboroso.

Cultive os próprios temperos

Se você quer ter sempre manjericão, cebolinha ou alecrim frescos, plante-os num vasinho ou num canteiro do jardim. Além de dar sabor à comida, é uma ocupação para o marasmo do isolamento. Comigo nunca funcionou. Tenho o toque de Sadim (Midas invertido) com plantas, mato todas.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo