Sindicatos entram com ação para barrar privatização da Eletrobras

15/01/201813h38Representantes de sindicatos de trabalhadores da Eletrobras entraram com ação popular em que pedem à Justiça que o governo federal seja impedido de contratar empresas para realizar estudos de avaliação necessários à , disse nesta segunda-feira (15) a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).
O governo do presidente Michel Temer divulgou em agosto passado a intenção de privatizar a Eletrobras ainda em 2018, e desde então os sindicatos vinham prometendo medidas para impedir o avanço do processo.
No final de 2017 o governo publicou a medida provisória 814, que retirou vetos à desestatização da Eletrobras. Segundo autoridades, a MP deveria permitir a contratação de estudos sobre o negócio mesmo antes do envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei sobre a modelagem da privatização, previsto para até fevereiro.
Mas uma decisão liminar da Justiça de Pernambuco na semana passada à desestatização, o que levou a FNU a alegar que a contratação dos estudos neste momento poderia significar “prejuízos irreparáveis ao erário público”.
Autoridades disseram que o governo irá recorrer da decisão judicial contra a MP 814 e que a medida é importante para garantir o cumprimento dos prazos previstos para o processo.

Fonte: Folha de S.Paulo