Tarragona e Barcelona querem se separar de secessionistas da Catalunha

19/01/201802h00Desgostosos com os avanços do , ativistas da região da “Tabarnia” estão promovendo uma espécie de secessionismo ao contrário: prometem abandonar a Catalunha caso ela se separe da Espanha.
Esses militantes reclamam que as províncias costeiras de Tarragona e Barcelona —o nome criado é uma mistura desses dois— e preferem, portanto, continuar sendo espanholas.Editoria de arte/FolhapressA ideia, que já circula há alguns anos, ganhou impulso com o e com as , em que independentistas obtiveram 70 das 135 vagas do Parlamento catalão.
Apesar de os partidos separatistas ocuparem a maioria das cadeiras da Casa, eles não receberam a maior parte dos votos em Tarragona e Barcelona. Eles registraram, respectivamente, 49% e 44% dos votos. As porcentagens demonstram, para os ativistas, que são regiões contrárias à independência.
Uma semana após as eleições, “Tabarnia” era uma das palavras mais usadas na Espanha na rede social Twitter.
Os “tabarneses” —gentílico sugerido pela própria Real Academia Espanhola, após consultas— criaram uma petição on-line por sua independência do restante da Catalunha, já com quase 300 mil assinaturas.
A imprensa espanhola a princípio tratou “Tabarnia” como sátira.
Mas, apesar do bom humor de seus líderes, eles insistem à Folha: a proposta é séria.

Fonte: Folha de S.Paulo