Viaje para Madri com cinco longas filmados na capital espanhola

Um dos principais diretores espanhóis de cinema, Pedro Almodóvar poucas vezes deixou a capital Madri para contar suas histórias.

Mas nem só dos dramas almodovarianos vive a cidade, cujas belas praças e ruas arborizadas também serviram de cenário para policiais, suspenses e até aventuras futebolísticas. Confira cinco sugestões a seguir.

Ata-me
Atame, Espanha, 1989. Direção: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Victoria Abril e Loles León. 101 min.

Não há muitos filmes no streaming do diretor mais madrileno do cinema. Quem tiver a chance, a dica é “Carne Trêmula”, disponível no acervo pessoal deste escriba. Quem não tiver, pode ficar com “Ata-me”, no qual Antonio Banderas mantém Victoria Abril presa em seu apartamento, na calle Alberto Bosch, pertinho do Museu do Prado e do Jardim Botânico. Tem ainda a bela Plaza de la Villa, onde Banderas tenta comprar heroína à noite e leva uma surra ali perto, na estreita calle del Cordón.
Disponível no Prime Video

O Bar
El Bar, Espanha/Argentina, 2017. Direção: Álex de la Iglesia. Com: Blanca Suárez, Mario Casas e Carmen Machi. 102 min.

Exceto as cenas no início e no final, o filme se passa quase que inteiramente dentro de um bar construído em estúdio, mas que recria praticamente na íntegra o bar El Palestino (local inclusive frequentado pelo diretor Alex de la Iglesia). Em Malasaña, tem um estilo semelhante a vários de Madri, prático do café da manhã aos drinques noturnos baratos para jovens, ideal para a história de crime e suspense de oito pessoas presas no ambiente sem saber o motivo.
Disponível na Netflix

Gol 2 – Vivendo o Sonho
Goal 2 – Living the Dream, Espanha/Alemanha/Reino Unido, 2007. Direção: Jaume Collet-Serra. Com: Kuno Becker, Stephen Dillane, Leonor Varela e Rutger Hauer.

Sim, “Gol” já não era grande coisa e esse não é muito melhor. Mas veja o copo meio cheio: é possível rever algumas cenas aéreas de Madri e um de seus principais orgulhos, o Real Madrid, com várias sequências no estádio Santiago Bernabéu na época dos galácticos, com David Beckham, Ronaldo, Zinedine Zidane, Roberto Carlos e… Santiago Muñez, o protagonista. Todos treinados pelo técnico holandês Rutger Hauer!
Disponível no Now

Preso na Escuridão
Abre los Ojos, Espanha/França/Itália, 1997. Direção: Alejandro Amenábar. Com: Eduardo Noriega, Penélope Cruz e Fele Martínez. 117 min.

A cena de abertura é marcante, com a Gran Vía, uma das ruas mais movimentadas de Madrid, ocupada apenas pelo protagonista neste longa em que sonhos e realidade se misturam. Outros pontos da cidade também ganham destaques como o belo parque de Berlim (onde Eduardo Noriega encontra Penélope Cruz) e o topo da Torre Picasso. Teve uma refilmagem inferior nos EUA: “Vanilla Sky”, com Tom Cruise e, no papel que foi de Penélope, Penélope.
Disponível no Prime Video

Truman
Idem, Espanha/Argentina, 2015. Direção: Cesc Gay. Com: Ricardo Darín, Javier Cámara e Dolores Fonzi. 108 min.

Neste belo drama, um homem (Javier Cámara) vai do Canadá até Madri para uma última visita ao melhor amigo (Ricardo Darín, atacando na Espanha), que está com câncer e mora com o cachorro, Truman. Entre uma conversa e outra, vários pontos de Las Salesas, bairro da moda, aparecem, incluindo restaurantes e o teatro no qual Darín encena a peça “As Ligações Perigosas”. E ainda tem umas sequências em Amsterdã de brinde.
Disponível no Belas Artes à la Carte

Fonte: Folha de S.Paulo