Companhias aéreas cancelam 2 mil voos nos EUA neste sábado por tempestade de inverno

Avião parado no Aeroporto Internacional Midway em Chicago, Illinois – 24 de dezembro de 2022. — Foto: Reuters

Empresas aéreas cancelaram aproximadamente 2 mil voos nos Estados Unidos até a manhã deste sábado, após uma forte tempestade de inverno prejudicar as operações de aeroportos no país e frustrar planos de milhares de viajantes. 

Os voos atrasados, para dentro ou fora dos EUA, totalizavam cerca de 4 mil na manhã deste sábado, de acordo com o site de rastreamento FlightAware.

O site mostrou que o total de cancelamentos nos EUA estava em torno de 2 mil. Os cancelamentos de voos na manhã deste sábado incluíram mais de 450 da Southwest Airlines e quase 400 da Delta Air Lines.

As interrupções nos voos ocorrem em meio a tempestade ártica que atinge grande parte dos Estados Unidos neste sábado, causando quedas de energia e acidentes em estradas.

O declínio das temperaturas deve produzir a véspera de Natal mais fria já registrada em várias cidades norte-americanas, da Pensilvânia à Geórgia.

As temperaturas estão previstas para alcançar neste sábado até -13ºC em Pittsburgh, superando a máxima mais fria de todos os tempos para uma véspera de Natal, estabelecida em 1983, de -10ºC, disse o serviço de meteorologia do país.

Forte tempestade de neve afeta véspera do Natal nos Estados Unidos

Forte tempestade de neve afeta véspera do Natal nos Estados Unidos

Tempestades de inverno

As tempestades de inverno têm aumentado em frequência e intensidade ao longo dos últimos 70 anos, segundo o Programa de Pesquisa de Mudanças Globais dos EUA. Isso se deve em parte às mudanças climáticas, de acordo com o Fundo de Defesa Ambiental, porque o planeta evapora mais água na atmosfera à medida que ela aquece, levando a mais precipitação geral.

Na sexta-feira, os cancelamentos de voos nos EUA somaram 5.936 voos, de acordo com a FlightAware.

“O aumento do volume de tráfego aéreo e o clima de inverno afetando a metade norte dos EUA ainda podem causar atrasos nas viagens de férias”, disse a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) neste sábado.

Fonte: G1