Suíça anuncia reabertura de fronteiras para viajantes do Brasil que estejam vacinados contra a Covid

Pessoas assistem a homem que brinca com bolhas de sabão em Zurique, na Suíça, em 1 de junho de 2020 — Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

O Parlamento da Suíça aprovou nesta quarta-feira (23) a permissão de entrada no país de viajantes do Brasil que tenham completado a vacinação contra o coronavírus com todas as doses necessárias. Essas pessoas não precisarão passar por testes de Covid-19 nem cumprir quarentena no país europeu. A medida entra em vigor no sábado (26).

Em comunicado, o governo suíço reforça que a permissão vale apenas para quem se vacinou com imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso inclui todas as vacinas adotadas no Plano Nacional de Imunização: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Sinovac e Janssen.

Não estão incluídas na lista as vacinas Sputnik V e Covaxin, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação provisoriamente de alguns lotes e que devem ser aplicados em quantidades reduzidas e restritas a alguns públicos.

O governo da Suíça também adverte que será permitida a entrada sem exigência de testes ou quarentena somente de quem tomou as duas doses das vacinas — a exceção é para quem se vacinou com o imunizante da Janssen, o único aprovado em dose única. Uma vez com a vacinação completada, o passageiro pode entrar em território suíço no mesmo dia, a partir de sábado.

Por que são necessárias 2 doses da vacina contra Covid; entenda
Por que são necessárias 2 doses da vacina contra Covid; entenda

Por que são necessárias 2 doses da vacina contra Covid; entenda

As autoridades suíças ainda avaliam um protocolo para validar os certificados de vacinação. Isso porque em alguns casos os nomes anotados nos cartões divergem da nomenclatura padrão adotada no país europeu — por exemplo, Oxford para falar da vacina AstraZeneca, ou CoronaVac no lugar de Sinovac. No entanto, informou uma porta-voz ao G1, não deve alterar os planos de abertura.

Outra flexibilização é a permissão de entrada de pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram. Porém, elas terão de apresentar teste positivo para a doença datado de, no mínimo, 11 dias antes da chegada à Suíça. Esse teste terá de ser aprovado pela Anvisa e com validade de até seis meses.

Para as demais pessoas — que não contraíram coronavírus nem se vacinaram — ainda será preciso fazer quarentena de 10 dias ao chegar na Suíça e apresentar teste PCR negativo.

Suíça inicia reabertura para turistas

Um avião sobrevoa um campo de futebol antes de pousar no aeroporto de Zurique, na cidade de Kloten, Suíça, em 2014 — Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

Essas medidas valem para viajantes do Brasil e de outros países com variantes de preocupação do SARS-CoV-2: Reino Unido, Índia, Canadá, África do Sul e Nepal. Para moradores do resto do mundo, só há necessidade de teste negativo para quem chegar ao país de avião e não tiver recebido a vacina.

O governo suíço detalha que tem flexibilizado as medidas com base na diminuição de casos de Covid-19 e no avanço da vacinação contra o país: a média móvel de novos casos está em cerca de 160 por dia. É uma enorme redução, se comparado ao pico da pandemia no país, em novembro, quando eram mais de 8 mil diagnósticos diariamente, em média.

A vacinação também está em ritmo mais rápido: mais de 30% da população recebeu todas as doses necessárias para a imunização completa. No Brasil, esse percentual ainda está em torno de 11%.

Fonte: G1