Viajantes relatam falta de vaga para emitir passaporte em SP até o fim de 2022; PF diz que abrirá novo posto após alta demanda

Passaporte brasileiro — Foto: Agência Brasil

Após o relaxamento das restrições de viagem impostas pela pandemia, o número de pedidos para emissão de passaportes cresceu e a Polícia Federal de São Paulo não está dando conta da demanda no estado. Quem tenta agendar, relata não conseguir vaga em nenhum posto até o fim do ano.

A PF confirma a explosão de solicitações e diz que irá abrir um novo posto na capital paulista, mas não informa quando isso será feito. (Veja nota abaixo)

A engenheira Vitória Souza, de 25 anos, pretende visitar a prima em setembro em Orlando, nos EUA. Ela pagou a taxa de emissão do passaporte no início de fevereiro e, desde então, tenta agendar o comparecimento presencial em um dos postos da Polícia Federal, sem sucesso.

“Não tem agenda em nenhum lugar. Eu até tentei em outras cidades, como no litoral, mas não tem data de agendamento para nenhum dia do ano, está tudo lotado. Fico com receio porque já paguei a taxa e não sei o que vai acontecer. Entro no site todo dia, mas não tem nem previsão”, diz ela, que tentou contato por e-mail e telefone com a PF, mas está sem resposta há dois meses.

“Ainda tenho que entrar com o pedido do visto, mas não sabia que ia demorar tanto para tirar o passaporte”, afirma a engenheira.

“Me sinto prejudicada porque estou programando essa viagem e não sei se vou conseguir ir. Não posso nem comprar a passagem [por causa da indefinição].”

Outro caso é o da empresária Vanessa Martinez, que mora na Bélgica, mas está tentando tirar o passaporte para irmã, de 18 anos, que mora em Ribeirão Pires, no ABC paulista.

“Minha irmã está para vir para a Bélgica, mas está impossível fazer o agendamento. Não aparece data nenhuma. Tentei entrar em contato com a ouvidoria da Polícia Federal, mas não tive retorno. Então fiz uma reclamação no site do Reclame Aqui”.

A plataforma, que conecta consumidores insatisfeitos com empresas e órgãos públicos, tem recebido uma série de reclamações sobre a falta de vagas para emissão de passaporte no estado.

“A gente se sente meio bobo, né? Fizemos o pagamento, precisamos viajar, mas não conseguimos e nem temos uma explicação. Todos os dias, o tempo todo, a gente tenta. Mas nada. Se não tem como agendar, está com problema, não deveria nem deixar preencher o formulário e fazer o pagamento”, diz Vanessa.

Para tirar o passaporte, o primeiro passo é preencher um formulário online. Em seguida, a pessoa deve pagar um boleto com a taxa de emissão do documento. Com o valor pago, o solicitante deve escolher uma unidade da PF para comparecer pessoalmente e entregar a documentação. É nesta etapa que está o imbróglio.

Quem consegue agendar vai então ao local no dia horário informado. Durante o atendimento, são coletadas impressões digitais e uma fotografia facial.

Depois, o prazo de entrega do passaporte é informado pelo posto — em geral, em São Paulo, o prazo é de 6 dias úteis.

À GloboNews, a PF afirmou que “houve um aumento substancial da demanda pelo serviço de emissão de passaportes”, sem dizer quanto. Por isso, segundo o órgão, as vagas abertas diariamente para agendamento estão se esgotando mais rapidamente.

“Estamos trabalhando para otimizar ainda mais a infraestrutura de atendimento”, disse em nota a PF, que abrirá um novo posto de emissão de passaporte, na Zona Norte da capital. A data, no entanto, não foi informada.

Situação nos consulados

O mesmo problema ocorre nos consulados estrangeiros mais procurados por moradores de São Paulo, como os de Portugal, Itália e Estados Unidos. Os três registram grandes filas para emissão de vistos, passaportes e cidadanias.

Apesar de terem reforçado as equipes de atendimento, as representações estrangeiras não estão conseguindo processar tantos pedidos.

Segundo despachantes, as solicitações aumentaram muito porque parte dos clientes não conseguiu enviar seus pedidos ao longo de 2020 e 2021.

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como tirar o visto de turismo para os EUA

No consulado do EUA, onde a maior procura é por vistos, a espera estimada é de 284 dias para autorizações de turismo ou negócios.

Já na representação da Itália, o gargalo maior é para obtenção de cidadania, em uma fila que já tem mais de 150 mil pessoas.

No caso do consulado de Portugal, a principal reclamação é sobre o mau funcionamento das plataformas: o site para agendamentos registra instabilidades e, muitas vezes, nem abre, o que impossibilita a marcação de horário para emissão de passaporte.

Leia também:

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana

Fonte: G1