Furacão Sally se aproxima da Costa do Golfo

Rota do furacão Sally (NHC).

O furacão Sally, o sétimo furacão da temporada do Atlântico, se formou nesta segunda-feira de manhã, 14 de setembro, e deve atingir a Costa do Golfo dos Estados Unidos na terça-feira, 15 de setembro. O foco deve ser em algum lugar ao longo da costa da Louisiana ou do Mississippi com uma intensidade próxima à categoria 2, de acordo com o National Hurricane Center (NHC). A última atualização, divulgada ao meio-dia pelo próprio NHC, mostrou a tempestade a cerca de 165 milhas a sudeste de Biloxi, Mississippi.

A tempestade tem ventos de 90 mph, mas o que mais preocupa é sua aproximação final lenta, dizem os meteorologistas. “Como a previsão é de que Sally se mova lentamente ao atingir a terra, uma taxa mais lenta de enfraquecimento é indicada, já que uma grande parte da circulação permanecerá sobre a água por algum tempo”, disse o serviço meteorológico.

Também nos trópicos atlânticos na segunda-feira, 14 de setembro, estiveram: o furacão Paulette, as tempestades tropicais Teddy e Vicky, a depressão tropical René e dois distúrbios que podem ou não se desenvolver.

É a segunda vez na história registrada – desde setembro de 1971 – que cinco ciclones tropicais se agitam na bacia do Atlântico, disse o meteorologista Philip Klotzbach da Colorado State University.

Esta temporada também foi um recorde devido ao fato de que “Cristobal e todas as tempestades de Edouard a Vicky se tornaram a primeira tempestade a se desenvolver na bacia (do Atlântico) para suas respectivas letras”, de acordo com AccuWeather.

Alabama, Mississipi e Louisiana se preparam

As autoridades distribuiram sacos de areia em Saraland, Alabama, ao norte de Mobile, enquanto os residentes da Ilha Dauphin, uma ilha barreira na costa do Alabama, também se preparam para as inundações.

O governador Kay Ivey emitiu um estado de emergência para o Alabama, dizendo: “Mau tempo não é fácil … Como seu governador, você tem minha garantia de que todos os recursos estarão disponíveis se precisarmos. Esteja seguro, Alabama.”

As áreas costeiras entre o leste da Louisiana e o oeste da Flórida podem ter entre 1 e 8 pés de tempestade, embora a costa entre o rio Mississippi e Ocean Springs, Mississippi, a leste de Biloxi, possa testemunhar até 11 pés, a previsão do National Hurricane Center.

Embora a Louisiana não deva mais enfrentar um impacto direto, “uma tempestade extremamente perigosa e com risco de vida é esperada” na porção sudeste do estado, especialmente de Port Fourchon para o leste, alertou o centro de furacões.

O governador John Bel Edwards declarou estado de emergência e as evacuações obrigatórias foram emitidas para parte ou todas as várias paróquias e para os residentes de Nova Orleans que vivem fora do sistema de proteção do dique. Pelo menos uma casa de repouso começou a evacuar os residentes, disse Edwards. Três prisões também evacuaram 1.200 presos, disse ele. Com informações do Sun Sentinel e CNN.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Furacão Sally se aproxima da Costa do Golfo apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News