George Floyd: Milhares de manifestantes tomam as ruas dos EUA no 12º dia de protestos

Nos Estados Unidos, milhares de pessoas foram às ruas pelo 12º dia seguido em protesto pela morte do ex-segurança George Floyd, assassinado por um policial branco. Multidões tomaram as ruas de um lado a outro do país. Em Washington, os manifestantes cantaram enquanto ocupavam a rua que agora tem o nome do movimento: “Vidas Negras Importam”. E que fica em frente à Casa Branca.

Música também em Nova York para empurrar os manifestantes em um sábado de muito calor, e de pancadas de chuva na cidade. Na sexta (5), os manifestantes desafiaram novamente o toque de recolher. A proibição de protestos depois das 20h se tornou o ponto de tensão em marchas que se desenrolam pacificamente durante o dia. Uma mulher relatou que estava na calçada protestando de forma pacifica e enquanto era algemada disse: “não tem problema, vocês vão me ver aqui amanhã e depois de amanhã e depois”. Outros continuaram os gritos de protesto, mesmo dentro das viaturas policiais.

George Floyd protests: US curfews extended as Trump vows military ...

Em algumas cidades, manifestantes e policiais entraram em confronto. Em Portland, manifestantes jogaram uma chuva de objetos contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogênio. Em Lakewood, na Califórnia, os tiros de bala de borracha dos policiais parecem ter começado sem motivo. Esta onda de protesto começou por causa de um caso extremo de violência policial e agora essas mobilizações diárias causaram uma discussão de ponta a ponta no país e até mesmo já há mudanças na forma como a polícia americana usa a força.

George Floyd protests live updates | Minneapolis, US riots ...

Em xeque estão as técnicas de estrangulamento para imobilizar pessoas detidas. Elas já são proibidas em algumas cidades. Em outras são permitidas e ensinadas nas academias de polícia. Em Minneapolis, onde George Floyd foi morto, o conselho municipal decidiu proibir a polícia de usar essas técnicas. Na Califórnia, a cidade de San Diego fez o mesmo. E o governador do estado determinou que as forças estaduais não tenham mais treinamento de estrangulamento, dizendo que elas põem em risco a vida das pessoas, e não têm mais espaço nas práticas de policiamento no século 21.

George Floyd protests live updates | Minneapolis, US riots ...

O governador de Nova York propôs a proibição das técnicas de estrangulamento em uma lei que ele quer que seja votada na semana que vem. E uma outra ação da polícia no estado acabou com dois policiais acusados de agressão em segundo grau, com intenção, em Bufallo. E centenas de policiais e bombeiros foram para a frente da Corte prestar apoio aos policiais. Os dois foram flagrados em um vídeo empurrando um homem de 75 anos que caiu e bateu a cabeça. O homem continua internado em estado grave. Os dois policiais estão suspensos sem pagamento. Enquanto o país protesta, o corpo de George Floyd chegou, neste sábado, a cidade em que ele nasceu, Radford, na Carolina do Norte. Durante duas horas o velório foi aberto a população da cidade, e depois fechado para família. Floyd será enterrado na terça, em Houston no Texas, cidade onde ele cresceu. // Jornal Nacional.

Macron Govt Fears Black Lives Matter Protests Could Spread Riots ...

Fonte: Brazilian Press