Ao menos 16 pessoas morreram em enchente no Kentucky, vários estão desaparecidos

Ao menos 16 pessoas morreram em inundações no leste de Kentucky nesta quinta-feira (28), e o governador do estado, Andy Beshear, disse que este número pode aumentar. Entre as vítimas, ele falou que há crianças. “Esta é a pior, mais devastadora e mortal enchente da nossa memória recente”, disse ele em uma coletiva de imprensa.

As enchentes foram causadas por chuvas torrenciais que deixaram moradores ilhados em telhados e árvores.  O alto volume de água engoliu cidades inteiras que ficam na beira de  rios e lagos. O rio North Fork Kentucky, geralmente com 30 ou 60 centímetros de profundidade, está agora com quase 6 metros, bem acima do recorde anterior de 4,5 metros. 

Centenas de kentuckianos perderam tudo o que tinham, conforme disse o governador. Beshear esclareceu que não há um número confiável de pessoas desaparecidas, porque “a comunicação ainda é muito difícil”, com o serviço de celular interrompido em muitas áreas. As mortes foram relatadas em quatro condados: 11 em Knott County, uma em Perry, duas em Letcher e duas em Clay County.

A chuva não deu trégua nesta sexta-feira e agentes do Fire Rescue têm enfrentado dificuldade para trabalhar na busca e resgate das vítimas. O presidente Joe Biden emitiu uma declaração de desastre e enviou assistência federal para reforçar as equipes de busca e salvamento.

Fonte: AcheiUSA