Barry ganha força e pode ser o primeiro furacão da temporada

O que estava previsto para ser uma forte tempestade tropical deve se transformar no primeiro furacão da temporada 2019. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o sistema de baixa pressão que estava rondando o Golfo do México pode ganhar força e atingir a costa de Luisiana já como um furacão de categoria 1, no sábado pela manhã. O sul da Flórida não deverá sofrer grande impacto, a não ser as fortes chuvas que são comuns nesta época do ano.

“A previsão é que Barry seja elevado para a condição de furacão e os moradores da região já receberam o alerta sobre esta condição”, afirmou o especialista Lixion Avila. Cidades no sudoeste do estado, como Nova Orleans e Morgan City, estão na rota de perigo e já enfrentam inundações devido às constantes tempestades. Os ventos devem atingir 95 milhas/hora.

Depois de três temporadas sucessivas de muita agitação e instabilidade (quem não se lembra dos furacões Matthew, Irma e Michael, entre 2016 e 2018?), os especialistas mantêm a previsão feita anteriormente, de um 2019 mais brando para a Costa do Atlântico: entre nove e 15 tempestades nomeadas, das quais quatro a oito seriam furacões, três deles de categoria 3 ou superior. A temporada começou em 1º de junho e se estende até 30 de novembro.

 

Fonte: AcheiUSA