Câmara dos EUA abre investigação contra deputado George Santos

 O Comitê de Ética da Câmara de Representantes dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (2) a abertura de investigação contra o deputado republicano George Santos; filho de imigrantes brasileiros. Desde que venceu a disputa para representar o distrito de Long Island, em New York, na Casa Legislativa, Santos tem enfrentando uma avalanche de acusações que incluem mentiras no currículo, omissão de recursos de campanha, estelionato, fraude imigratória, e até assédio sexual. O inquérito vai determinar se o parlamentar  violou leis federais relativas à transparência no processo eleitoral, e apurar a denúncia de um funcionário do seu gabinete que alegou ter sido assediado sexualmente pelo politico.

Se o painel constatar que Santos cometeu infrações éticas, as punições podem variar de repreensão à expulsão da Câmara dos Deputados, dependendo da gravidade da conduta.

A conta verificada de George Santos no Twitter afirmou que o congressista “está cooperando totalmente”. O presidente da Câmara, deputado Kevin McCarthy, colega de partido do brasileiro-americano, disse que Santos permanece um membro em boa posição no núcleo republicano, até que a investigação seja concluída. Mas apesar do apoio de McCarthy, a pressão da base conservadora pela renúncia do investigado o tem  isolado cada vez mais no Congresso americano. Ele também está na mira de promotores estaduais e federais, que querem saber como arrecadou centenas de milhares de dólares não declarados para a sua própria campanha eleitoral.

The post Câmara dos EUA abre investigação contra deputado George Santos appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA