Depois de Massachusetts, New York confirma caso de varíola dos macacos

O Departamento de Saúde de New York confirmou na sexta-feira (20) o primeiro diagnóstico de varíola dos macacos no estado, e o segundo no país. Na quarta-feira (18), autoridades de Massachusetts divulgaram que um homem adulto estava com a doença. Em ambos os casos, os pacientes estão mantidos em isolamento e todas as pessoas que tiveram contato com eles estão sendo rastreadas.

Os Centers for Disease Control (CDC) informaram que os sintomas iniciais da varíola dos macacos (monkeypox na tradução em inglês) se assemelham aos da gripe. Mas em poucos dias evoluem para erupções em toda a pele que se transformam em pequenas feridas.  A infecção costuma durar entre duas a três semanas, mas pode ganhar formas mais severas, especialmente em crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico frágil.

A enfermidade causada por um vírus tem atingido  habitantes do continente africano há décadas e o surgimento de cada vez mais casos em diferentes localidades tem gerado preocupação. Segundo uma nota divulgada pela Organização Mundial de Saúde no sábado (21), doze países já identificaram a varíola. O Brasil não tem confirmação da doença ainda, mas o vírus foi confirmado em um brasileiro de 26 anos na Alemanha.

A contaminação, segundo os CDC, ocorre quando alguém tem contato físico com uma pessoa infectada. De acordo com a agência, o vírus entra no corpo através do sistema respiratório, olhos, nariz, boca, e também pelas gotículas de saliva propagadas pelo espirro ou tosse. Recomenda-se não compartilhar roupas, lençóis e toalhas usadas por alguém que esteja contaminado.

Até o momento, o vírus não foi descrito como sexualmente transmissível, mas pode ser passado durante a relação sexual. Os casos mais recentes no Reino Unido foram observados em homens gays ou bissexuais. 

O pesquisador em saúde global da Universidade de Southampton, Michael Head, disse em entrevista à BBC que, apesar do crescente número de casos, não há motivo para pânico nem grandes riscos para a sociedade como ocorreu na pandemia de covid-19. Segundo Head, apesar de lacunas sobre o que se sabe do surto atual, a varíola dos macacos é uma enfermidade já conhecida, para a qual existem vacinas, tratamentos e informações sobre surtos anteriores.

Fonte: AcheiUSA