EUA pedem que cidadãos americanos “saiam agora” da Ucrânia

O presidente Joe Biden emitiu um alerta aos cidadãos americanos na Ucrânia para que deixem o país imediatamente diante da ameaça de invasão da Rússia. “Saiam agora”, disse Biden em uma entrevista à NBC News nesta quinta-feira (10). “Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo”, acrescentou o presidente citando os 100 mil soldados enviados por Vladimir Putin para a fronteira com o país vizinho.

Biden repetiu que, caso a Rússia inicie um ataque, sob nenhuma circunstância os EUA enviarão soldados para a Ucrânia para resgatar seus cidadãos, pois o movimento poderia resultar em um conflito global. “Estamos em um mundo muito diferente do que já estivemos. Não há plano de evacuação. Quando a Rússia começam a atirar, isso é uma guerra mundial”, avisou o democrata. Ele avaliou que, caso as tropas de Putin optem por invadir a Ucrânia, a capital Kiev seria ocupada em poucos dias, e ameaçou: “Se isso acontecer ele [ Putin] é inteligente o suficiente para não fazer nada que possa impactar negativamente nosso cidadãos”.

Na sexta-feira passada o vice-secretário de Estado, Antony Blinken, disse que a Rússia continua cercando a Ucrânia com seus soldados e afirmou que a invasão pode começar “a qualquer momento”.  Na semana passada, os EUA ordenaram a retirada de familiares de diplomatas do país.

Fonte: AcheiUSA