Homem frauda $4 milhões em fundos do governo para alívio de empresas por causa da covid-19

Um homem enganou os bancos para lhe dar mais de $4 milhões em dinheiro imerecido de alívio covid-19, e pagou um empréstimo usado para comprar um Porsche, entre outras despesas pessoais que ele fez, dizem os promotores federais.

Moustapha Diakhate, 46, de Stamford, Connecticut, também comprou um Mercedes e um BMW com o dinheiro destinado a apoiar pequenas empresas em dificuldades durante a pandemia, de acordo com a Procuradoria dos EUA do Distrito de Connecticut.

“Em vez de usar os recursos para suas empresas, ele fez repetidos esforços para roubar e literalmente roubou de bancos muito mais do que seria capaz de obter com um assalto a banco convencional”, afirma um documento do tribunal de sentença.

Um juiz sentenciou Diakhate a 42 meses de prisão federal, na terça-feira (16), depois de ter fraudado milhões em dinheiro de alívio autorizado pela Lei de Auxílio, Alívio e Segurança Econômica de Coronavírus com seus pedidos de empréstimo fraudulentos.

Sob a medida provisória CARES, o Programa de Proteção de Pagamento (PPP), supervisionado pela Administração de Pequenas Empresas, empréstimos foram fornecidos para pequenas empresas qualificadas para “custos de folha de pagamento, juros de hipotecas, aluguel e serviços públicos”, diz o comunicado à imprensa.

Credores privados aprovados, como bancos, podem emitir esses empréstimos. A partir de maio de 2020, Diakhate divulgou informações falsas sobre os pedidos de empréstimo do PPP fornecidos a dois bancos, Citibank e M&T Bank, em nome de seis pequenas empresas que possuía ou nas quais estava envolvido, segundo os promotores.

Como resultado, os bancos emprestaram-lhe dinheiro de alívio covid-19. Por meio de seu esquema, ele continuou obtendo “empréstimos de PPP cada vez maiores” aos quais seus negócios não tinham direito e recebeu mais de $4 milhões, segundo a queixa contra ele.

O Citibank e M&T Bank acabaram pegando o esquema de Diakhate e conseguiram recuperar $2 milhões dos fundos imerecidos, diz o comunicado à imprensa.

No entanto, Diakhate ainda havia roubado com sucesso mais de $1.6 milhão em alívio covid-19, que ele deu a membros da família e gastou em itens de luxo, além de pagar seu Porsche Panamera Turbo 2010, afirmam documentos judiciais.

Por fim, Diakhate se declarou culpado das acusações de fraude eletrônica e de fazer uma transação monetária ilegal em 26 de janeiro, diz o comunicado. Isso ocorreu após sua prisão em maio de 2021.

O juiz ordenou que Diakhate pagasse $1.702.479 em restituição. Sua sentença de 42 meses será seguida por três anos de liberdade supervisionada, que inclui 75 horas de serviço comunitário e três meses de detenção domiciliar. Ele foi libertado sob fiança de $450.000 e deve chegar à prisão em 14 de outubro, diz o comunicado.

Fonte: AcheiUSA