Linha nacional de prevenção ao suicídio 988 começa a operar em todos os EUA

Os EUA lançaram um serviço de atendimento telefônico especializado para ajudar pessoas que enfrentam depressão e oferecem risco à própria vida. O serviço entrou no ar neste sábado (16) em todos os 50 estados americanos. Criado nos mesmos moldes do 911, o 988 Suicide & Crisis Lifeline é um número fácil de memorizar e rápido de discar. Em apenas segundos indivíduos em crise podem obter auxílio gratuito de profissionais de saúde mental treinados. “O 988 nunca estará ocupado e não o colocará em espera. Você receberá ajuda”, disse Xavier Becerra, secretário do Federal Department of Health and Human Services em coletiva de imprensa.

Ele explicou que, atualmente, a maioria das pessoas que passam por uma emergência psicológica ligam para o 911.  Entretanto, o 911 não foi configurado para este tipo de situação. “As pessoas acabam indo parar em um hospital, ou mesmo interagindo com a polícia”, disse Xavier. De acordo com ele,  apenas no ano passado, mais de 2 milhões de indivíduos com doenças mentais graves foram levados para a cadeia, em vez de receber um tratamento adequado. 

Legisladores e defensores da causa veem o lançamento da linha como uma oportunidade para transformar o sistema e tornar o atendimento acessível em todos os EUA. No total, o governo Biden investiu mais de $ 400 milhões na construção de centros de apoio e outros serviços complementares ao 988. Não foi divulgado em quantos e quais idiomas o serviço estará disponível.

Fonte: AcheiUSA