Trump é processado por homicídio culposo de policial após ataques ao Capitólio

A companheira de um policial morto durante os ataques ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 entrou com processo contra o ex-presidente Donald Trump por homicídio culposo. Sandra Garza, que mantinha um relacionamento estável com o agente Brian Sicknick, afirma que a morte de seu parceiro foi “uma consequência direta e previsível” das palavras de Trump naquele dia.

Ela também atribui responsabilidade a Julian Elie Khater e George Pierre Tanios, dois homens acusados ​​de agredir Sicknick com spray químico no dia do incidente. A ação aberta na quinta-feira, 5 de janeiro, no U.S. District Court, em Washington, ocorreu um dia antes do segundo aniversário da invasão. Os advogados de  Sandra pedem $10 milhões de dólares em danos a cada um dos acusados.

Sicknick trabalhava na linha de frente da guarda que fazia a proteção dos parlamentares que atuavam na certificação da vitória de Joe Biden na corrida eleitoral à Casa Branca. Uma multidão pró-Trump tentou evitar a confirmação da eleição de Biden  no Colégio Eleitoral e praticou atos violentos.

Segundo  o processo judicial, Sicknick foi atacado pelos eleitores do ex-presidente e desmaiou. Mais tarde naquela noite, ele sofreu dois derrames e morreu no dia seguinte.  Ele tinha 42 anos. “Trump intencionalmente incentivou e dirigiu seus apoiadores contra todos que se opunham a eles”, diz a denúncia.

Um painel da Câmara de Representantes dos EUA, liderado pelos democratas, pediu aos promotores federais em dezembro que acusassem Trump de obstrução e insurreição. O pedido marcou a primeira vez que o Congresso americano encaminhou um ex-presidente para processo criminal. A defesa de Donald Trump ainda não se manifestou sobre o assunto.

Em setembro passado, os outros dois indivíduos citados na peça judicial, Khater e Tanio, se declararam culpados de agredir policiais durante a violação. Os dois aguardam sentença.

The post Trump é processado por homicídio culposo de policial após ataques ao Capitólio appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA