Governo Biden intensifica operações na fronteira e acelera deportações

Crianças e mulheres na fronteira dos EUA batem o recorde em deportações no governo de Joe Biden

Cerca de 85 mil imigrantes foram deportados desde a suspensão do “Título 42”, um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Mulheres e crianças, em sua maioria, estão sendo mandadas para o país de origem

Da Redação – Sem dar tréguas, apesar de pressões por parte de ativistas que defendem os direitos dos indocumentados, o “Departamento de Segurança Interna” dos EUA anunciou que cerca de 85 mil imigrantes foram deportados desde a suspensão do “Título 42”, um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quando o presidente Joe Biden suspendeu a restrição de fronteira da era da pandemia do Covid-19, conhecida como “Título 42”, em maio deste ano, as autoridades do governo esperavam um aumento acentuado no número de imigrantes entrando no país.

Mas a realidade na fronteira é mais sutil: o número de imigrantes que chegam aos EUA continua alto, segundo várias fontes policiais – saldo de 42% de travessias ilegais desde maio. O governo Biden aumentou as deportações.

Uma parte central desse esforço pode ser vista no aeroporto do Vale do Rio Grande, onde mais de 100 imigrantes, a maioria mulheres e crianças, desembarcaram do ônibus e embarcaram no avião que os leva de volta a Honduras . É operado pela ICE Air, o programa que freta semanalmente vários aviões de vários estados para enviar indocumentados de volta aos seus países de origem.

De acordo com o “Departamento de Segurança Interna”, cerca de 85.000 pessoas foram deportadas. Isso é 65% maior do que no mesmo período do ano passado, que registrou 51.246. Durante o mesmo período do ano anterior, houve 33.087 “repatriações”, indicaram.

Fonte: Nossa Gente