Grupo recorde com mais de 1.000 imigrantes é detido na fronteira entre EUA e México

Mais de 1.000 imigrantes foram detidos de uma só vez depois de atravessarem ilegalmente a fronteira perto de El Paso, Texas, na madrugada de quarta-feira, 29, informou em nota a U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras).

O grupo de 1.036 é o maior já encontrado pela Patrulha de Fronteira; o recorde anterior de 424 foi estabelecido no mês passado, cita a agência.

Segundo a CBP, os 1.036 imigrantes incluíam 934 pessoas viajando em grupos familiares, 63 crianças viajando sozinhas, 39 adultos solteiros e outras que ainda não haviam sido identificadas. Todos os processados ​​na manhã de quarta-feira são dos países do Triângulo do Norte da América Central, com 515 da Guatemala, 135 de Honduras e 76 de El Salvador.

Grupo faz campanha e constrói parte do muro na fronteira entre EUA e México

Nos últimos anos, houve um aumento no número de grandes grupos que cruzam a fronteira juntos segundo o CBP. No ano fiscal de 2018, os agentes de fronteira encontraram 13 grupos de mais de 100 imigrantes. Agora, eles viram o mesmo número em um único dia, de acordo com Brian Hastings, diretor da diretoria de operações policiais da Patrulha de Fronteira dos EUA.

Defensores da imigração dizem que mais imigrantes estão viajando em grandes grupos porque acreditam na “segurança” maior com mais gente, já que as condições ao longo de sua jornada são traiçoeiras. Autoridades norte-americanas dizem que os grandes grupos sobrecarregam equipes médicas e agentes de fronteira, que geralmente patrulham em pares.

O número total de imigrantes indocumentados que atravessam a fronteira legalmente, ao se apresentarem nos portos de entrada, ou ilegalmente pelas brechas na fronteira disparou nos últimos meses. Tanto março quanto abril registraram números acima de 100.000, o maior em mais de 12 anos.

Por fim, um funcionário do DHS disse que a agência imagina que maio vai ultrapassar 120.000 no número de imigrantes detidos e considerados inadmissíveis.

O post Grupo recorde com mais de 1.000 imigrantes é detido na fronteira entre EUA e México apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News