Guarda Costeira resgata imigrantes em Boca Raton e alerta para riscos no mar

Foi uma operação minuciosa da Guarda Costeira em Boca Raton para o resgate de imigrantes em barcos

Os cerca de 180 imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA, através de barco, foram socorridos no domingo pela Guarda Costeira da Flórida em uma operação minuciosa. Em Boca Raton, quase 100 pessoas, a maioria do Haiti, foram resgatadas; próximo a Miami, 80 cubanos também foram resgatados

Da Redação – Foi uma operação minuciosa da Guarda Costeira da Flórida, no domingo, ao repatriar 80 cidadãos cubanos que entraram irregularmente no país através de um barco. Os imigrantes foram socorridos com coletes salva-vidas, recebendo mantas térmicas em trabalho supervisionado pelo “Escritório do Sétimo Distrito da Guarda Costeira”, com sede em Miami.

Já em Boca Raton, quase 100 pessoas, a maioria do Haiti, foram resgatadas de um barco superlotado na costa da Flórida, ficaram sem comida ou água por dois dias, segundo a Guarda Costeira dos EUA.

Um helicóptero da Guarda Costeira avistou os 96 haitianos, bem como um passageiro de Uganda e das Bahamas, cerca de 32 quilômetros a leste de Boca Raton, Flórida, na semana passada. Eles foram transferidos para as autoridades das Bahamas no domingo.

A agência aproveitou para mandar um recado para quem decide por essas práticas perigosas para pensar nos riscos que tal jornada traz para a vida das pessoas. O anúncio da repatriação deste contingente ocorre depois de ter sido anunciado na sexta-feira que cerca de 40 cubanos foram detidos pelas autoridades dos EUA ao chegar a Key Biscayne, ilha localizada na baía de Miami.

Na sexta-feira, a Guarda Costeira repatriou mais 68 migrantes da mesma nacionalidade para o seu país de origem. Desde 1º de outubro passado, a Guarda Costeira interceptou 388 cubanos no mar, segundo dados da instituição. Durante o ano fiscal de 2022, de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022, um total de 6.182 migrantes cubanos foram interceptados nas águas do Estreito da Flórida, consideravelmente mais do que os 838 detidos no período fiscal anterior.

Fonte: Nossa Gente