Antinori, na Toscana, é eleita melhor vinícola do mundo

O prêmio World’s Best Vineyards 2022 elegeu a italiana Antinori nel Chianti Classico como a melhor vinícola do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito no dia 26 de outubro. O ranking foi elaborado por mais de 500 jurados (experts em vinho, sommeliers e jornalistas de turismo de diferentes nacionalidades), que levaram em consideração não somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas o conjunto da obra: os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista – tudo o que contribui para a experiência do visitante. 

A Antinori nel Chianti Classico se destaca em vários destes quesitos. A família Antinori começou a produzir vinhos em 1385 e, passadas 26 gerações, detém nove propriedades espalhadas pela Toscana e pela Úmbria. A que levou o prêmio fica em San Casciano in Val di Pesa, em meio à belíssima paisagem toscana do Chianti, e desde que foi inaugurada em 2012, é considerada um exemplo de inovação e sustentabilidade.

Primeiro, porque foi construída inteiramente com materiais locais. Segundo, porque sua cantina foi projetada para garantir de forma natural a temperatura adequada para a conservação dos vinhos. E, terceiro, por sua arquitetura visionária, cujas formas orgânicas fazem com que a construção se mescle e quase desapareça em meio às colinas da região. Ao mesmo tempo, o seu amplo terraço permite contemplar as plantações de uvas Sangiovese, Canaiolo, Ciliegiolo, Colorino, Malvasia Nera e Mammolo. 

Concebida desde o início para receber visitantes, a Antinori nel Chianti Classico organiza tours que apresentam a história da família, explicam como nasce um vinho e promovem a degustação dos rótulos. Antes ou depois, é possível almoçar no restaurante Rinuccio 1180, onde clássicos toscanos são revisitados. Tanto as visitas quanto as refeições devem ser reservadas com antecedência.

World’s Best Vineyards 

O World’s Best Vineyards foi elaborado pelos mesmos idealizadores do World’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar” da gastronomia. Em suas três primeiras edições, a lista considerou a vinícola Zuccardi Valle de Uco, em Mendoza, como a melhor do mundo. A América do Sul pode não ter levado o primeiro lugar em 2022, mas se consagrou como segunda melhor região para o enoturismo depois da Europa, com 10 vinícolas no top 50: cinco do Chile, quatro da Argentina e uma do Uruguai.

O Chile inclusive alcançou o pódio com a Montes, em 3º lugar. Localizada no Vale do Colchagua, a vinícola foi construída seguindo os princípios do Feng Shui, de forma que boas energias fossem canalizadas na produção do vinho. Além disso, ela abriga o restaurante Fuegos de Apalta, comandado pelo chef-celebridade Francis Mallmann, e organiza trekkings pela região.

Vale destacar ainda a chilena VIK, em 4º lugar. Além da vinícola em si, ela possui um hotel com quartos de vidro, um spa com tratamentos à base de vinho e três restaurantes que enfatizam a culinária orgânica. Tudo isso em meio à paisagem remota do Vale do Cachapoal, que combina e ao mesmo tempo contrasta com o telhado metálico e ondulado da construção.

A espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja, ocupa a segunda posição do ranking mundial. A construção icônica foi projetada por Frank Gehry, responsável pelo Museo de Bilbao, e consegue ser tão intrigante por dentro quanto por fora: há paredes inclinadas, janelas em ziguezague e muita cor. Ali dentro funciona um hotel e também um restaurante estrelado Michelin, capitaneado pelo chef Francis Paniego. As vinhas podem ser exploradas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Confira o top 50 a seguir:

1.Antinori nel Chianti Classico (Itália)

2.Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)

3.Montes (Chile)

4.VIK (Chile)

5.Schloss Johannisberg (Alemanha)

6.González Byass – Bodegas Tio Pepe (Espanha)

7.Robert Mondavi Winery (Estados Unidos)

8. Quinta do Crasto (Portugal)

9. Catena Zapata (Argentina)

10. Bodega Garzón (Uruguai)

11. Ferrari Trento (Itália)

12. Champagne Billecart-Salmon (França)

13. Château Smith Haut Lafitte (França)

14. Weingut Dr Loosen (Alemanha)

15. Champagne Taittinger (França)

16. Soalheiro (Portugal)

17. Trapiche (Argentina)

Continua após a publicidade

18. Clos Apalta (Chile)

19. Quinta da Aveleda (Portugal)

20. Domäne Wachau (Áustria)

21. El Enemigo Wines (Argentina)

22. Château Mouton Rothschild (França)

23. Château d’Yquem (França)

24. Opus One Winery (Estados Unidos)

25. Bodegas Salentein (Argentina)

26. Château Pape Clément (França)

27. Château Pichon Baron (França)

28. Quinta do Infantado (Portugal)

29. Abadía Retuerta (Espanha)

30.Viña Casas del Bosque (Chile)

31. Quinta da Pacheca (Portugal)

32. Viu Manent (Chile)

33. Maison Ruinart (França)

34. Pacs del Penedès – Familia Torres (Espanha)

35.Château Haut-Brion (França)

36. Henschke (Austrália)

37. Quinta do Bomfim (Portugal)

38. Creation (África do Sul)

39. Klein Constantia Winery (África do Sul)

40. Estate Argyros (Grécia)

41. Craggy Range (Nova Zelândia)

42. Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Portugal)

43. Chateau de Berne (França)

44. Bodegas Vivanco (Espanha)

45. Donnafugata (Itália)

46. Jordan Vineyard & Winery (Estados Unidos)

47. Tokara Winery (África do Sul)

48. Quinta do Noval (Portugal)

49. Magill Estate (Austrália)

50. Schloss Gobelsburg (Áustria)

Leia tudo sobre a Toscana

Busque hospedagem na Toscana e veja as melhores opções de voo para Itália

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo