As mudanças na sociedade irlandesa que levaram ao fim da lei antiaborto

Direito de imagemGetty ImagesImage caption Mulheres comemoram resultado de referendo na Irlanda, que representa grande mudança na conservadora sociedade do país O papa Francisco tem planejada uma viagem à Irlanda daqui a três meses. E deve encontrar um país que, apesar de forte tradição católica e socialmente conservador, está revertendo aspectos importantes que foram legado de uma visita papal prévia.

Foi em 1983, quatro anos após uma trifunal visita do então papa João Paulo 2º, que o povo irlandês votou para colocar na Constituição a chamada Oitava Emenda.
Essa emenda igualava os direitos dos não nascidos aos de suas mães e, na prática, proibia o aborto em praticamente todos os casos – exceto se houvesse risco de vida para a mãe.

Em novo referendo na sexta-feira, porém, os irlandeses votaram por derrubar a Oitava Emenda. Segundo os resultados divulgados neste sábado, foram 66,4% dos votos a favor do fim da legislação, e 33,6% contra.
Agora, caberá ao Parlamento propor e votar uma lei de caráter mais liberalizante ao aborto – em uma mudança “sísmica” na sociedade irlandesa. Há relatos de que o governo planeja apresentar até o final deste ano uma lei que autorize o acesso irrestrito ao aborto nas 12 primeiras semanas de gestação.

Fonte: BBC

Marcações: