Câmera de policial mostra George Floyd implorando antes de ser morto

Um novo vídeo com imagens captadas por uma câmera policial foi exibido na quarta-feira (31/01) em uma corte em Minneapolis, nos EUA, mostrando o americano George Floyd implorando aos policiais enquanto era detido.

Floyd foi sufocado até a morte pela polícia em maio de 2020, gerando uma onda de protestos globais contra o racismo e a violência policial.

Nesta semana, um tribunal está ouvindo testemunhas no processo contra o policial Derek Chauvin, acusado de homicídio e homicídio culposo. Chauvin, de 45 anos, foi demitido da polícia e nega todas as acusações.

Na filmagem da câmera de um dos policiais, Floyd é visto sendo confrontado pela polícia. Ele implora: “Por favor, não atirem em mim (…) Acabei de perder minha mãe”. Em outro momento, está algemado e continua a implorar aos policiais, dizendo que não está resistindo.

Uma briga ocorre quando a polícia tenta colocar Floyd em um veículo. Ele começa a chorar e a resistir enquanto diz que está claustrofóbico e ansioso. Floyd implora para não ser ferido.

Para muitos, a morte de Floyd sob custódia policial se tornou um símbolo da brutalidade policial — especialmente contra não-brancos — e gerou manifestações em massa por justiça racial. Mas, apesar do clamor global, a solução legal para este caso ainda está em aberto.

Fonte: BBC